Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

23/06/2022

No Enic, Reta Engenharia apresenta projeto piloto em BIM para escola municipal

O último dia da 94ª edição do Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic), promovido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), contou com a oficina “As dimensões do BIM: conceituação e prática”. O debate tratou das aplicações no processo de criação do ciclo de vida de um projeto de construção, contendo informações gráficas e não gráficas, preparadas para mudar o futuro da indústria de Arquitetura, Engenharia e Construção.

A arquiteta Paula Coelha, o arquiteto Lucas Fukuda e a gerente de Projetos da Reta Engenharia, Fernanda Jacobs, apresentaram na prática a experiência de um projeto piloto em BIM de uma escola municipal. O desenvolvimento aconteceu a partir de um projeto conceitual 2D. As metodologias construtivas utilizadas foram estrutura metálica e vedação em painel termoacústico.

Segundo Fukuda, para construir um projeto em BIM é preciso ter uma gestão integrada. “Tenho que definir previamente os processos, usos do modelo, matriz responsável, entregáveis, interoperabilidade, auditoria dos modelos, marcos de entrega e ambiente comum de dados”, disse.

Para que o projeto em BIM tenha êxito, Paula acredita que a comunicação é essencial. “Eu acredito que a comunicação é trivial para alinhar quais são as primeiras diretrizes de orçamento e de planejamento. Essa comunicação precisa acontecer”, afirmou.

Já Fernanda destacou que o BIM é feito de colaboração. “Nós vimos na prática a importância do orçamentista, de quem vai trabalhar com o planejamento estar no projeto desde o início”, afirmou.

Fukuda também alertou que um dos principais desafios do recurso é entender as limitações das ferramentas e entender que o BIM não faz tudo de forma automática. “O BIM é colaboração por meio de métodos e objetivos claros desde a contratação. É gestão, planejamento e coordenação, para além das ferramentas”, finalizou.

Para assistir essa oficina e outras, inscreva-se no 94º Enic! É gratuito e virtual.

O tema do Painel do ENIC tem interface com o projeto “Fortalecimento das Empresas de Obras Industriais e Corporativas”, da Comissão de Obras Industriais e Corporativas (COIC) da CBIC, em correalização com o Senai Nacional.

O 94º Enic é realizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e conta com a correalização do Sesi, Senai e patrocínio do Sebrae, Confea, Mútua, AltoQI, SoftwareONE, CV, Sienge e Caixa Econômica Federal.

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-SM
SECONCI BRASIL
Sinduscon-PLA
Sinduscon-PB
Sinduscon-Norte/PR
Sinduscon-ES
Sinduscon-RN
SECOVI-GO
Sinduscon-TAP
Sinduscon-PE
Sindicopes
Ademi – RJ
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea