DCI Online
Nível de atividade do setor cai em junho, aponta CNI
BRASÍLIA
O nível de atividade da indústria da construção caiu em junho em relação ao mês anterior e ficou em 44,3 pontos, segundo Sondagem da Indústria da Construção da Confederação Nacional da Indústria (CNI), divulgada nesta terça-feira (23). Em maio, o resultado foi de 46,9 pontos. Os valores abaixo de 50 pontos indicam queda da atividade em relação ao mês anterior. Já o nível de atividade em relação ao usual para o mês ficou em 42,3 pontos, o que, conforme a CNI, é o menor nível da série. Em maio, foi de 44,8 pontos.
O nível de atividade não cresce desde março de 2012 e mostra retração desde dezembro. "Uma recuperação mais contundente da construção dependeria de um crescimento econômico mais forte. Contudo, não há sinais nesse sentido", aponta a CNI.
"A reversão nesse cenário demanda ampliação dos investimentos públicos, ampliação das parcerias público-privadas e melhores condições regulatórias para o investimento privado", sugere a entidade no documento.
A Utilização da Capacidade de Operação (UCO) do setor passou de 69% em maio para 68% em junho. O número de empregados caiu em junho. O índice que aponta a evolução do número de empregados foi de 45,5 pontos em junho. A retração foi disseminada entre as empresas. De acordo com a pesquisa, a construção não expande o quadro de funcionários desde abril de 2012.
A CNI aponta que os três setores da indústria da construção (edifícios, obras de infraestrutura e serviços especializados) mostram desaquecimento.
|