Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

09/03/2020

Mulheres empreendedoras terão painel especial na 92ª edição do ENIC

Ao celebrar a crescente presença feminina na indústria da construção civil, que tanto tem ajudado a mudar a realidade do setor, a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) parabeniza todas as mulheres pelo Dia Internacional comemorado no domingo (8/3) e anuncia que o 92º Encontro Nacional da Indústria da Construção (ENIC), que será realizado no próximo mês de maio, contará com um painel especialmente para mulheres empreendedoras.

Em 2018, o número de mulheres no setor da construção, conforme dados da Relação Anual de Informações Sociais (Rais), foi de 203.825 o que representou 10,31% do total. Em 2006 eram 108.229 mulheres na construção, o que representava 7,52% do total de trabalhadores no setor.

“Estatisticamente, a participação da mulher no setor é crescente”, destaca a presidente da Comissão de Responsabilidade Social (CRS) da CBIC, Ana Cláudia Gomes.

“Mesmo o setor não estando tão aquecido e não tendo vivido a retomada efetiva da atividade, a presença feminina vem crescendo ano a ano. Somos mais de 200 mil mulheres nos canteiros de obras da construção civil”, destaca Ana Claudia Gomes, reforçando que “ainda há muitos desafios pela frente, mas temos que comemorar”.

 

Inserção das mulheres na construção civil

A CBIC, por meio dos projetos da sua Comissão de Responsabilidade Social (CRS), vem apoiando atividades que reforçam essa participação feminina.

“Uma das nossas missões é buscar essa equidade na inserção da mulher e garantir que quando ela ocorra seja de forma igual à do homem, para que a mulher tenha as mesmas oportunidades e mesmos salários. É um desafio, porque no Brasil ainda não tem esse quadro de igualdade, de oportunidades, mas a construção civil, como todos os outros segmentos econômicos, vem buscando, dentro dessa perspectiva, essa maior participação”, aposta.

“A gente sempre tentou inserir a mulher de uma maneira diferenciada, qualificada. Acho que no futuro a gente vai colher frutos dessa política de inserção”, menciona.

 

92º Encontro Nacional da Indústria da Construção 

Em sua 92ª edição, o maior e mais importante encontro da indústria da construção apresentará o que há de mais inovador e estratégico no mundo.

Sobre o tema central O Futuro em Construção‘, a expectativa é reunir 2 mil inscritos nos dias 13, 14 e 15 de maio, no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21, em Brasília.

Espaço de grandes debates, combinando temas técnicos a assuntos de relevo da agenda nacional, o evento é realizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), com a correalização da Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi-DF), do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF) e da Associação Brasiliense de Construtores (Asbraco). Apoiam o Enic o Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).

O ENIC reúne empresários, executivos e profissionais da construção civil, dirigentes dos Poderes Executivo, Judiciário e Legislativo em âmbito nacional e regional, especialistas brasileiros e internacionais nos campos da engenharia, arquitetura e inovação, além de acadêmicos e profissionais da imprensa.

Confira a programação completa do 92º ENIC no site do evento.

Inscreva-se, já!

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-BA
Sinduscon-PE
Sinduscon-Norte/PR
SECONCI BRASIL
Sinduscon-SE
Sinduscon-Pelotas
Ademi – PE
Ascomig
Sinduscon-MT
Sinduscon-TAP
Associação Nacional de Correspondentes Caixa Aqui
Abrainc
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea