
AGÊNCIA CBIC
Modelagem de obras do Exército é um dos destaques do seminário sobre o sistema BIM
O Sistema BIM (Modelagem da Informação da Construção) foi tema de destaque do 3º Seminário BIM, promovido pelo Sinduscon-SP no último dia 18, em São Paulo.
O evento teve como objetivo discutir e apresentar exemplos de aplicação do sistema.
A metodologia organiza, em um mesmo arquivo eletrônico, um banco de dados com informações sobre as diversas etapas da obra, melhorando o processo produtivo de edifícios.
Essa tecnologia que está revolucionando o processo de planejamento e acompanhamento da produção de edificações em todo o mundo já venceu alguns entraves iniciais e começa a se tornar cada dia mais presente no cotidiano de construtoras e incorporadoras, suscitando o interesse das empresas que ainda não optaram por esta tecnologia.
De acordo com o Sinducon-SP, a necessidade em se discutir e apresentar exemplos de aplicação do BIM é a importância desta nova tecnologia para os profissionais da construção, especialmente no aumento da produtividade.
O BIM é considerada uma ferramenta que auxilia tanto nos projetos mais produtivos, quanto no canteiro de obras. Por isso, a importância em se levar o BIM para o canteiro, desafio este ainda não superado, mas que espera-se que daqui a três anos seja aplicado.
A aplicação da solução BIM em obras do Exército brasileiro foi uma das palestras de destaque do evento.
Na ocasião, o tenente coronel e CIO-CTO (Chief Information Officer e Chief Technical Officer) no Ministério da Defesa do Exército Brasileiro, Alexandre Fitzner do Nascimento, explicou que o objetivo do BIM no exército tem como finalidade tornar os dados das obras a serem construídas fáceis para serem verificados, melhorando a gestão da obra de quem contrata e do produto que será entregue por eles, resultando assim em trabalhos com uma maior qualidade.
Em sua palestra, Alexandre Fitzner apresentou o case GIS (Sistema Geográfico de Informação) e a modernização do sistema de gestão de obras militares. Participaram do encontro, palestrantes nacionais e internacionais que debateram os seguintes assuntos: “Como ter sucesso na implantação de BIM”; “Manual de excelência para implantação de BIM”; “Aplicação de BIM em obras do Exército e pré-fabricadas”, e “BIM no canteiro de obras: experiências internacionais”.
Fonte: Piniweb.