Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

20/08/2013

Mobilidade urbana sustentável

"Cbic"
20/08/2013

O Povo

Mobilidade urbana sustentável

O mundo contemporâneo enfrenta o grande desafio de garantir a mobilidade nos centros urbanos. No Brasil, o tema ganha ampla relevância após as manifestações populares, que reivindicavam transporte de qualidade. Para atender a estas demandas, é fundamental pensar a mobilidade urbana sustentável, que envolve a implantação de sistemas integrados, com a implantação de soluções diferenciadas.

A soma de esforços é fundamental para buscar a melhoria do transporte. Para Fortaleza, que também sofre com o aumento do número de veículos nas ruas, vemos uma série de obras importantes em andamento e em projeto, que juntas geram benefício para a população. Os investimentos no sistema metro-ferroviário, com as novas linhas Leste e o Ramal do Mucuripe, os túneis para dar celeridade às principais avenidas e o Transfor, que inclui obras nas principais de vias e padronização de calçadas.

Outro projeto que ganha destaque é a Ponte Estaiada, que vem complementar os demais esforços empenhados na área de mobilidade, ganhando relevância, pois sua concepção vem solucionar o importante problema de descolamento na região, interferindo de uma maneira sutil e sustentável na área de preservação, além de agregar beleza com seu projeto arquitetônico.

Todos esses projetos buscam fomentar a cidadania e a inclusão social por meio da universalização do acesso transporte de qualidade. São ações estruturantes para o sistema de transporte em nossa cidade, apoiando a qualificação e ampliação de infraestrutura de mobilidade urbana.

Evidentemente, é papel dos governantes buscar promover o desenvolvimento com qualidade de vida, respeitando o meio ambiente. O conceito de desenvolvimento sustentável vai além da preservação de áreas verdes, levando em conta a participação humana e a relevância social, de forma a garantir o equilíbrio entre as necessidades da sociedade moderna e os recursos naturais não somente para esta, mas para as gerações vindouras.

Entendemos que a causa ambiental é de interesse público assim como a mobilidade urbana. Para atender às demandas sociais da população por moradia, infraestrutura, mobilidade, as ações pautadas dentro do que determina o Plano Diretor, o Código de Obras e Posturas e com a Lei do Licenciamento Ambiental garantem uma ocupação qualificada dos espaços urbanos existentes dentro dessa relação dialética homem-natureza.

Roberto Sérgio Ferreira
Presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Ceará (Sinduscon-CE)
 

 



"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Maio/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-Vale do Itapocu
Ademi – RJ
Sinduson – GV
FENAPC
Sinduscon-PA
Sinduscon-BA
SECOVI-GO
Sinduscon-JF
Ademi – DF
Sinduscon – CO
AELO
Sinduscon-MT
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea