Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

10/02/2015

Miriam Belchior será a nova presidente da Caixa

"Cbic"
10/02/2015

Valor Econômico – 10 de fevereiro

Miriam Belchior será a nova presidente da Caixa

Governo Troca foi precipitada com a saída de Graça Foster da Petrobras

Por Alex Ribeiro | De Brasília

A ex-ministra do Planejamento Miriam Belchior será confirmada como a nova presidente da Caixa Econômica Federal, no lugar de Jorge Hereda. A troca de comando no banco federal está em linha com a tentativa do Palácio do Planalto de criar um agenda positiva em meio à queda dos índices de popularidade da presidente Dilma Rousseff.

Hereda e Miriam Belchior foram convocados ontem para conversar com a presidente Dilma, mas o encontrou acabou adiado, provavelmente para hoje. A sondagem à ex-ministra foi feita em 2014 e, agora, falta só a oficialização do convite.

A primeira missão da nova presidente da Caixa será lançar a terceira fase do Programa Minha Casa Minha Vida, que prevê a construção de três milhões de novas moradias. O governo pretende mostrar que o ajuste nas contas públicas não vai afetar os programas sociais.

O Minha Casa Minha Vida faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), um pacote de obras de infraestrutura cuja execução foi coordenada por Miriam Belchior – primeiro como auxiliar graduada na Casa Civil e, em seguida, no Planejamento.

A troca de comando na Caixa foi precipitada com a saída inesperada de Graça Foster da Petrobras, na semana passada. A ideia era que os executivos dos bancos federais só deixassem os cargos depois de encontrada uma solução para manter as linhas de financiamento para as empreiteiras que foram citadas no escândalo da Lava-jato.

O presidente do Banco do Brasil, Aldemir Bendine, havia sido convidado por Dilma para comandar o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), mas acabou deslocado para a Petrobras. Isso abriu a dança das cadeiras, levando à nomeação de Alexandre Abreu para presidir o BB, anunciada na sexta-feira.

Outro desafio será conduzir o processo de abertura do capital da Caixa. A oferta das ações do banco como um todo não ocorreria em menos de 18 meses, mas antes disso é teoricamente possível estruturar operações para oferecer, em separado, as operações de seguros ou loterias.

Miriam Belchior é um quadro histórico do PT, da chamada "turma do ABC", um grupo de técnicos e sindicalistas que trabalhou em prefeituras da região. Foi casada com o ex-prefeito de Santo Andre Celso Daniel, assassinado em 2002. É formada em engenharia de alimentos e tem mestrado em administração pública pela Fundação Getulio Vargas (FGV). (Colaborou Andrea Jubé)

 


"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Ademi – MA
AEERJ – Associação das Empresas de Engenharia do Rio de Janeiro
Sinduscon – CO
Ademi – DF
AELO
Ademi – GO
Sinduscon – Vale do Piranga
Sinduscon-BA
Sinduscon-SM
Sinduscon-Vale do Itapocu
Sinduscon – Vale
APEMEC
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea