Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

11/02/2015

Miriam Belchior é confirmada na presidência da Caixa

"Cbic"
11/02/2015

O Estado de S. Paulo – 11 de fevereiro

Miriam Belchior é confirmada na presidência da Caixa

Murilo Rodrigues Alves

  Tânia Monteiro   

 A presidente Dilma Rousseff oficializou ontem Miriam Belchior como nova presidente da Caixa Econômica Federal em substituição a Jorge Hereda. A ex-ministra do Planejamento assume o comando do banco no próximo dia 23. Durante o período de transição e formação da nova equipe, Hereda permanecerá no cargo que ocupa desde março de 2011.

Contou a favor da petista Miriam Belchior, além da proximidade com a presidente, o peso que ela pode exercer na estratégia de manutenção do programa Minha Casa, Minha Vida, principal vitrine do govemo Dilma. Diante da possibilidade de cortes profundos nas despesas do governo, seguindo a cartilha de ajuste fiscal do ministro da Fazenda, Joaquim Levy, a nova presidente da Caixa pode influir para garantir o orçamento do programa.

Caberá à ex-ministra, no governo desde o início da gestão Luiz Inácio Lula da Silva, comandar o processo de abertura de capital da Caixa, como deseja Dilma. Esse processo deve ser concluído, na melhor das hipóteses, em 2016. A equipe econômica tem pedido pressa para arrecadar dinheiro e fechar as contas públicas. Uma das opções seria "fatiar" o processo, começando por áreas atrativas, como loterias e seguros.

Dilma recebeu ontem Miriam e Hereda no Palácio do Planalto. E disse ao atual presidente que precisaria do cargo. Não sinalizou nada sobre o futuro do petista, nome próximo do ministro da Defesa, Jaques Wagner. No início da noite, o Planalto divulgou nota na qual Dilma agradece a "dedicação, a competência, a lealdade de Hereda".

Desde o fim do ano, o nome da "curinga" Miriam circula como opção à presidência da Caixa. Ela teria dito que preferiria o Ministério das Cidades, mas a pastafoi para as mãos de Gilberto Kassab (PSD).

Quando pediu o cargo de Miriam no Planejamento, a presidente sinalizou que não abriria mão de ter à frente dos bancos públicos pessoas de sua extrema confiança para colocar em prática suas idéias, mesmo contrariando a área técnica. Um exemplo dessa prática é o programa Minha Casa Melhor, linha de crédito para a compra de móveis, computadores e eletrodomésticos. Por vontade da presidente, a Caixa foi obrigada a bancar o programa, apesar de análises feitas pela área técnica do banco terem alertado que, da forma como foi feito, o programa representa riscos para a saúde financeira do banco.

 


"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscom-SL
Ademi – ES
Sinduscon – Vale
Sinduscon-CE
Sinduscon-PLA
APEMEC
Sinduscon-Vale do Itapocu
SECOVI-PR
Sinduscon – Vale do Piranga
Sinduscon-JP
Sinduscon-MG
Sinduscon-SP
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea