
AGÊNCIA CBIC
Ministro Aloizio Mercadante sinaliza criação de Fundo para desenvolvimento de pesquisa e tecnologia no setor
O ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, anunciou, em recente reunião com representantes da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), a intenção do Governo de criar um fundo para Pesquisa e Desenvolvimento de inovações voltadas à Construção.
A audiência do ministro com a CBIC tinha como objetivo debater a necessidade do país realizar investimentos na área da inovação tecnológica para o setor, como forma de superar os gargalos que a atividade enfrenta, como a falta de mão e obra.
Durante a audiência, o presidente da CBIC, Paulo Safady Simão, apresentou ao ministro o Programa Inovação da Construção (PIT), que vem sendo desenvolvido pela Câmara e por um conjunto de organizações parceiras, e que tem como meta principal universalizar o acesso a novas tecnologias construtivas a todas as empresas da cadeia produtiva.
Durante a audiência, o ministro revelou profunda sintonia com a demanda do setor e ressaltou que essa será uma das prioridades do Governo: o investimento em inovação e qualificação.
Segundo o ministro Mercadante, o Governo prevê um maciço investimento em formação e qualificação de engenheiros nos próximos anos.
Até 2014, serão ofertadas 75 mil bolsas de estudos para engenheiros brasileiros nas 30 melhores universidades e centros de pesquisa do mundo.
Sobre a criação do Fundo para apoiar o desenvolvimento de inovação para a construção, o ministro antecipou que já tem pronta uma proposta de Medida Provisória com esse objetivo.
O Governo quer debater a minuta da MP com o setor e representantes de outras pastas ministeriais para estudar qual será a melhor fonte de recursos para a formação desse fundo.