AGÊNCIA CBIC
Ministério das Cidades anuncia mudanças na gestão do MCMV
O Ministério das Cidades, do ministro Jader Filho, confirmou mudanças em sua estrutura administrativa. Augusto Henrique Alves Rabelo foi nomeado como o novo secretário nacional de Habitação, assumindo a responsabilidade de coordenar o programa Minha Casa, Minha Vida. Com ampla experiência na área, Rabelo já atuava no assessoramento estratégico do ministério desde 2023 e traz uma trajetória de 17 anos na Caixa Econômica Federal, onde desempenhou funções-chave em áreas como relacionamento com entes públicos e governança corporativa.
Durante sua passagem pela Caixa, Rabelo contribuiu para a implementação e aprimoramento de programas habitacionais e de infraestrutura, como o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e o próprio Minha Casa, Minha Vida. Além de sua formação em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (UnB), Rabelo possui especializações em gestão pública e cidades inteligentes, além de estar cursando mestrado profissional em Gestão Pública pela UnB, com enfoque no programa habitacional.
Outra mudança significativa é a nomeação de Hailton Madureira de Almeida como secretário-executivo do Ministério das Cidades, cargo que equivale ao segundo posto mais importante da pasta. Hailton deixa a Secretaria Nacional de Habitação e substitui Helder Melillo Lopes Cunha Silva, que assumiu uma diretoria-executiva na Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Madureira é servidor concursado do Tesouro Nacional e tem uma sólida carreira em cargos estratégicos no governo federal. Ele já foi secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, no governo Jair Bolsonaro, e ocupou posições de destaque nos Ministérios do Planejamento e da Fazenda, durante a gestão de Michel Temer.
(Com informações de agências de notícias)