Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

24/06/2014

Mercado imobiliário Após liquidar estoques, a expectativa é de avanço em lançamentos no ano

"Cbic"
24/06/2014

DCI – Comércio, Indústria e Serviços

Mercado imobiliário Após liquidar estoques, a expectativa é de avanço em lançamentos no ano

SÃO PAULO

O ritmo menor de crescimento da construção civil verificada no primeiro semestre do ano pode ser compensado por um avanço de julho a dezembro. A perspectiva de entidades do setor, empresários e analistas é de uma retomada na venda de imóveis impulsionada, principalmente, pelo adiantamento da compra do imóvel do brasileiro, temendo mudanças no governo para 2015.

"Após a eleição de outubro, há uma tendência de o caixa se fechar e a economia brasileira sofrer em 2015. Essa questão fiscal preocupa o brasileiro que pensa no próximo ano e, por isso, acredito que o consumidor deva antecipar a compra para o 2º semestre de 2014", afirma o presidente da Federação Nacional dos Corretores de Imóveis, Joaquim Ribeiro.

Pensamento similar apresenta o presidente da construtora cearense Premium. Para o presidente da empresa, Rafael Bastos Soares, os estoques já foram liquidados no primeiro semestre e os lançamentos devem apresentar uma velocidade de venda maior. "O mercado está confiante no segundo semestre, já que o primeiro foi fraco. Temos dois lançamentos programados até dezembro e aceitação está boa porque alguns consumidores esperam redução de crédito em 2015".

Outro ponto defendido pelo executivo é o equilíbrio do preço do imóvel. "O brasileiro não espera uma queda brusca nos preços dos imóveis, apenas uma acomodação. Nessa perspectiva, quem comprar este ano pagará um preço similar ao do próximo ano."

A cautela na hora de lançar empreendimentos também tem sido medida adotada por grande parte dos empresários da construção. Na SabGroup, por exemplo, a palavra de ordem é buscar lançar empreendimentos onde ainda haja muita procura e pouca demanda. A perspectiva do CEO da SabGroup, Roberto Bisker, é de que as vendas dos lançamentos no segundo semestre cresçam 50% na comparação com 2013. "Até o final do ano, a SAB planeja lançar mais quatro empreendimentos residenciais de alto padrão, comerciais e complexos multiúsos em São Paulo e no litoral, nas cidades do Guarujá, de Santos e de São Sebastião", disse ele, lembrando que no primeiro semestre, com o mercado receoso, a empresa conseguiu vender 20% a mais que no ano passado.

Momento de ressaca

Para o presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Amazonas e Roraima (Creci AM/RR), Paschoal Rodrigues, o mercado imobiliário viveu um período de ressaca após amplas vendas sentidas há dois anos. "O primeiro semestre marcou a etapa final de um período de ressaca do setor após o grande fluxo de vendas de imóveis em 2011 e 2012. Os seis primeiros meses de 2014 tiveram poucos lançamentos. A maioria das construtoras se concentrou em trabalhar na venda do estoque restante. A partir de julho, com a previsão de um cenário econômico menos conturbado, algumas obras devem ter destaques. De forma geral, temos observado uma tendência no mercado pela diversificação de produtos, com imóveis de 60 a 80 metros quadrados e atenção para classe C".

Em evento na capital paulista, o diretor da Odebrecht Realizações Imobiliárias, Paulo Aridan, afirmou que a empresa trabalha na perspectiva de que 2015 não seja tão bom quanto o verificado em 2010 e 2011, mas que haja uma reação ante ao que foi o desempenho do setor no primeiro semestre. "O mercado vai encontrar um novo patamar", previu.

Otimista, Arian disse ainda que o mercado deverá se ajustar, tanto em crédito quanto em funding, além das mudanças na própria economia. "Os ajustes a serem realizados em 2015 vão preparar o setor para um novo salto de crescimento nos anos seguintes."

Para o professor de engenharia civil da Universidade São Paulo (USP), Marcelo Ribeiro, as empresas precisam ser cuidadosas com lançamentos mas não podem fugir de novos negócios, porque ainda há demanda. "Com uma economia apertada, há menos espaço para erros, mas ainda há bons negócios. No Estado de São Paulo, a região metropolitana segue como boa opção, com destaque para condomínios logísticos. Há oportunidades também em cidades como Sorocaba, Limeira, Americana e Valinhos".

Quem quer aumentar as vendas no ABC Paulista, na Grande São Paulo, é a construtora MZM. Segundo o presidente da MZM, Francisco Diogo Magnani, uma das apostas é a cidade de Diadema, que mantem uma boa velocidade de vendas de imóveis e pouco estoque, apontando para um bom desempenho do mercado de julho a dezembro.

"Há muito tempo Diadema ficou na rabeira dos municípios do Grande ABC, mas o potencial que vem apresentando tem mudado este cenário. Além de estar estrategicamente localizada, a cidade expandiu-se economicamente, melhorou dados de segurança e os serviços públicos. Comprar um imóvel em Diadema tem sido um bom negócio", diz.



 
"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Abrainc
Sinduscon-MG
Sinduscon-TO
ASEOPP
Sinduscon-JF
Sinduscon – Vale do Piranga
Ascomig
Sinduscon-JP
Sinduscon-PB
Sinduscon-MS
SECONCI BRASIL
Sinduscon-AP
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea