Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

20/07/2020

Mercado financeiro reduz pessimismo para a economia brasileira em 2020

Pela terceira semana consecutiva, a Pesquisa Focus – realizada semanalmente pelo Banco Central com analistas do mercado financeiro – reduziu o pessimismo para a atividade econômica em 2020. O levantamento passou a projetar queda de 5,95% para o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil neste ano. Na pesquisa do dia 10/7 as projeções indicavam que o PIB Brasil encerraria 2020 em -6,10%.

“Apesar de o resultado indicar uma retração expressiva, que poderá ser a pior nos últimos 120 anos, foi a primeira vez desde o dia 22/5 que as projeções sinalizaram queda inferior a 6% para a economia nacional”, destaca a economista do Banco de Dados da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Ieda Vasconcelos.

Segundo a economista, após a divulgação dos resultados positivos para a produção da indústria e para as vendas do comércio varejista em maio, os índices de confiança divulgados recentemente mostram números mais positivos, o que fortalece a expectativa de uma melhora no 3º trimestre.

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI), divulgado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), passou de 41,2 pontos em junho para 47,6 pontos em julho, o que representou uma alta de 6,4 pontos.

Foi o terceiro aumento consecutivo do referido indicador, após registrar uma redução expressiva em abril. Dessa forma, o ICEI ficou mais próximo da linha divisória de 50 pontos. Vale lembrar que valores acima deste patamar indicam confiança do empresário. Assim, a recuperação da economia iniciada em maio parece ganhar força.

Ainda segundo Vasconcelos, para 2021 a pesquisa Focus aguarda, há oito semanas seguidas, crescimento de 3,5% para a economia nacional.

O levantamento do Banco Central mostrou que os analistas do mercado financeiro seguem confiantes em uma nova redução da taxa de juros. Pela quarta semana consecutiva a projeção indicou que a taxa Selic encerrará 2020 em 2%, ou seja, abaixo do patamar atual de 2,25%.

A projeção para a taxa de câmbio no final de 2020 permaneceu em R$ 5,20 por dólar. Para 2021 espera-se R$ 5,00/dólar.

 

Impactos do novo coronavírus

A crise provocada pelo novo coronavírus SARS-CoV2 causou forte impacto na economia mundial. O cenário ainda é repleto de incertezas em relação à duração da crise, incertezas em relação à economia global, incertezas em relação a uma segunda onda da doença e incertezas sobre a reação do mercado interno. Apesar disso, alguns indicadores nacionais começam a reagir e surpreendem positivamente. Assim, algumas estimativas começam a sinalizar taxas menos negativas para a economia brasileira, o que intensifica a expectativa de uma melhora no 3º trimestre. “Neste contexto, é necessário destacar, mais uma vez, a importância de setores estratégicos para a economia nacional, como a Construção Civil. Importante gerador de emprego e renda, o setor deve fazer parte da agenda de retomada da economia no País”, afirma.

 

Veja a íntegra da análise da economista Ieda Vasconcelos no Informativo Econômico.

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Aconvap
Sicepot-RS
Ascomig
Sinduscon-SF
Sinduscon-Porto Velho
Ademi – RJ
SECOVI- PB
Sinduscon-RIO
Sinduscon-BA
Sinduscon – Foz do Rio Itajaí
Sinduscon – CO
Sinduscon-MT
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea