Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

08/02/2024

Matriz de Riscos será debatida no 98º ENIC

Matriz de Riscos é uma ferramenta essencial no gerenciamento de projetos e contratos, ajudando a identificar, avaliar e priorizar os riscos associados a uma determinada situação ou empreendimento. Sendo assim, a Comissão de Infraestrutura da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (COINFRA/CBIC) levará, para o 98º ENIC | Engenharia e Negócios, inovação e sustentabilidade, como tema de debate “Obras Públicas: Matriz de Riscos”.

O objetivo é entender quais são os riscos mais comuns nos contratos de obras públicas e qual a melhor forma de gerenciá-los. Para o vice-presidente de Infraestrutura da CBIC, Carlos Eduardo Lima Jorge, matriz de riscos pode ser entendida como o instrumento definidor dos riscos possíveis. “Matriz de riscos pode ser entendida como o instrumento definidor dos riscos possíveis de ocorrência nos contratos e das responsabilidades entre as partes para melhor gerenciamento desses riscos”, declarou.

Lima Jorge ressaltou que uma matriz de riscos bem desempenhada tende a gerar resultados significativos, “Uma boa matriz de riscos, bem elaborada e equilibrada, tem como resultante principal a redução, ou mesmo a eliminação, de controvérsias ao longo da execução dos contratos, evitando sua judicialização”, destacou.

Preocupada com os riscos e com o melhor desempenho das obras públicas, a COINFRA busca contribuir com o avanço para os contratantes e contratados de todo o país. O executivo mencionou ainda as condições estabelecidas pela nova Lei de Licitações, nº 14.133/21, que põe em vigor normas gerais de licitação e contratação para as Administrações Públicas diretas, autárquicas e fundacionais da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios para contratação de obras e serviços que os editais têm para a contratação.

“A nova Lei de Licitações obriga que os editais para a contratação de obras e serviços de grande vulto ou quando adotados os regimes de Contratação Integrada ou Semi-Integrada contemplem a matriz de alocação de riscos”, pontuou.

O 98º ENIC será realizado no São Paulo Expo, em São Paulo (SP), de 02 a 05 de abril. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no nosso site do evento.

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
ADEMI-AM
SECOVI-SP
Sinduscon-Pelotas
ASBRACO
Ademi – DF
Assilcon
Aconvap
Ademi – ES
Sinduscon – CO
Sinduscon PR – Noroete
Sinduscon – Vale do Piranga
SINDICIG
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea