
AGÊNCIA CBIC
Maristela Honda é líder de destaque na Indústria da Construção de São Paulo

Uma das principais lideranças da indústria da construção em São Paulo, a empresária Maristela Honda vem há mais de 30 anos desempenhando um importante papel na defesa dos interesses dos empresários e trabalhadores do segmento no Estado. Seu interesse pelo setor começou aos 19 anos, quando ingressou na empresa do seu avô, Antônio Vassovino. “Lá comecei atendendo o telefone e passei por todos os departamentos: RH, Jurídico, Financeiro e Contabilidade, o que me preparou para os cargos de gestão”, diz.
Pioneira em diversas áreas de atuação, Honda foi a primeira diretora mulher de uma Regional do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP), a de Sorocaba.
Eleita para a Diretoria do SindusCon-SP, foi também a primeira mulher vice-presidente da corporação, chegando a assumir interinamente, em várias ocasiões, a presidência da entidade.
No Serviço Social da Construção Civil do Estado de São Paulo (Seconci-SP), mais uma vez foi a primeira mulher eleita a integrar o Conselho Deliberativo da entidade e depois primeira mulher a exercer a sua Presidência, gestão 2022-2023.
À frente do Seconci, a dirigente comanda a gestão de sete hospitais de São Paulo, unidades básicas de saúde e dois Serviços de Diagnósticos por Imagem (Sedis), sempre em busca de melhorias para a saúde da população do Estado.
Atua também para oferecer, via Seconci-SP, serviços de qualidade aos trabalhadores da construção e seus familiares, que incluem atendimentos médicos e odontológicos. Além disso, integra a equipe que administra o Conjunto Hospitalar de Sorocaba e é presidente do Comitê de Ética e Compliance do Seconci-SP.
Como empresária, Maristela Honda é sócia-diretora das empresas JHD Construções Ltda. e OITI Technologies Ltda.
Pela editoria Personagens da Construção de hoje (05/04), a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) convida os leitores do CBIC Hoje a conhecerem um pouco mais da vasta experiência da dirigente no setor, pautada por sua habilidade e visão estratégica em articular parcerias em prol de empresários e profissionais da construção e da segurança e saúde dos trabalhadores do setor.
Compartilhando sua história, a entidade mostra a jornada de mais uma importante mulher que compõe a comunidade da construção e que executou e ainda executa extraordinárias ações em busca da melhoria do meio social, através da educação, dos valores e da ética.
Liderança empresarial
Voz ativa na defesa dos interesses das empresas da construção e na promoção de diálogo entre empresários e trabalhadores, buscando soluções conjuntas para os desafios do setor, no SindusCon-SP Maristela Honda assumiu sucessivamente as Vice-Presidências de Interior Relações Capital-Trabalho, Obras Públicas e Responsabilidade Social, área da qual é responsável até hoje.
Dentre suas ações, a dirigente representou a construção civil na 1ª Conferência das Cidades em Brasília e o SindusCon-SP no Conselho Municipal de Habitação da Prefeitura de São Paulo. Realizou o 1º Feirão de Imóveis, em parceria com a Caixa Econômica Federal, na cidade de Sorocaba/SP. Promoveu, em Sorocaba, o 1º Encontro Regional com a Caixa sobre o Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H) do Governo Federal, evento que posteriormente foi realizado nas demais Regionais do SindusCon-SP.
Fora da construção, atuou, entre outros, na direção da Comissão Municipal de Emprego de Sorocaba e do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher daquela cidade. Foi sócia-fundadora e vice-presidente do Museu de Arte Contemporânea (MACS) da Associação Educação, Cultura e Arte (AECA) e participou de outros projetos e entidades como o Sesi e o Senai.
Infância feliz em São Paulo

Maristela Honda é resultado de uma família paulistana cercada de muito amor. Filha de Og Alves de Lima e Josephina Alves de Lima é irmã de Marcia, Mariangela, Marco Antonio e Marco Aurelio (in memorian).
Dessa fase, lembra com carinho da convivência com seu avô Vassovino, dono da Construtora Tallavasso S.A., empresa de pavimentação de estradas. “Eu o acompanhava aos acampamentos dos trabalhadores e foram marcantes os episódios de desbravamento da mata para construir rodovias, como a que liga São Paulo a Curitiba”, frisou. Aliás, como destaca, sua identificação com a Engenharia Civil se deve a esse seu avô materno.
Estudou nos colégios São José, de São Bernardo do Campo; Nossa Senhora da Consolação e no São Carlos, no município de Taquaritinga. Até o final do ginásio, sempre estudou em colégios de freiras. “Quando cheguei ao curso Clássico, meus horizontes se ampliaram”, salientou.
Formou-se em Direito pelas Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) em razão da tradição de sua família paterna na área, com vários advogados, professores e juízes, e em Administração Hospitalar pela Maternidade de São Paulo.
Família

Amor, respeito, convivência, cumplicidade e união são reflexos da família em sua vida. Casada há 38 anos com o engenheiro Carlos Honda, tem dois filhos: Felipe Jun e Marcelo Dan, que é casado com Julia Almeida Honda. Fruto do casal nasceu o neto Carlos Eduardo e agora está a neta Maria Helena.
Desafios enfrentados no voluntariado e por ser mulher
Para Maristela Honda, o voluntariado representa uma obrigação de responsabilidade social que assumiu e que sempre valorizou em sua vida. “Aprendi o valor do voluntariado desde muito cedo com minha mãe, que me levava às suas ações sociais, como corte de enxovais para bebês no Colégio Coração de Jesus, em São Paulo; visitas a idosos e doentes nos feriados religiosos, como a Páscoa e o Natal, e em inúmeras ações sociais”, comentou.
Segundo a dirigente, os desafios do voluntariado são múltiplos, mas o segredo em superá-los consiste na dedicação e na persistência, na essência da família que sempre olhou para o próximo e em nunca desistir dos propósitos de trabalhar pelo bem-estar do outro, do mais necessitado.
Quanto aos desafios enfrentados por ser mulher, Honda destaca que há 20 anos eles eram bem diferentes. “Havia mais preconceito e discriminação, o que não me impediu – e a outras tantas mulheres que hoje se destacam – de demonstrar as nossas capacidades profissionais. Foi uma imposição pelo mérito, pelo profissionalismo, como tem que ser”, declarou.
Hoje há mais respeito e participação na sociedade como um todo. No segmento da Saúde, por exemplo, 80% dos profissionais são mulheres. Na Construção, há muita atuação das mulheres, desde as engenheiras até as que trabalham nas várias atividades dos canteiros de obras. “A mulher é valorizada por sua sensibilidade. É o olhar feminino, a sensibilidade e a dedicação ao que está sendo feito que contribuem muito para o cuidado e a responsabilidade da mulher em suas atividades profissionais e familiares”, ressaltou.
Como mensagem para as mulheres do setor, recomenda: “Sejam vocês mesmas. Sejam transparentes e tenham confiança em si, porque assim transmitem confiança a quem vocês se dirigem. Sejam autênticas, sejam persistentes e tenham coragem. Caso se sintam assediadas, tenham a coragem de dizer NÃO e denunciem! Acreditem em vocês mesmas, ainda que a situação possa parecer sem saída”. Maristela destaca que a sociedade já foi muito mais machista. “Está mudando e as mulheres estão se colocando, com seus devidos valores. Criem bem seus filhos. Não é a escola responsável por tudo. É no lar que a mãe transmite os valores com seu exemplo. Uma boa formação no lar e muito trabalho leva a melhores resultados e melhores cidadãos e, em especial, na valorização de si próprias!”, destacou.
Para a dirigente, o que define mulheres e profissionais é ter propósitos, objetivos e determinação para ser reconhecida e valorizada por seus próprios méritos.
Conquistas obtidas pelo seu trabalho para o setor e a sociedade

A principal conquista foi constatar os resultados bem-sucedidos nos projetos dos quais participou e participa na indústria da construção e na sociedade. “Tento diariamente, sob a benção de Deus, contribuir para melhorar continuamente as condições de vida e a saúde de uma parcela da população, aqueles que batalham para tornar a vida de sua família melhor”, declarou.
Projetos de destaque que já liderou
Para quem não sabe, Marista Honda é responsável pelo ConstruSer, o maior Encontro Estadual da Construção Civil em Família, realizado pelos SindusCon-SP e Seconci-SP, com o apoio de Fiesp, Sesi-SP e Senai-SP. Trata-se do maior evento anual de responsabilidade social da construção paulista, que reúne os trabalhadores da construção e seus familiares em um dia que oferece serviços de lazer, saúde, valorização da convivência familiar, inclusão social, cuidados com o meio ambiente e oficinas para complementação da renda. Neste ano, são esperados cerca de 20 mil participantes na capital e no interior paulista.
Outro projeto de sucesso é o Prêmio Seconci-SP de Saúde e Segurança do Trabalho, uma premiação anual para homenagear e divulgar as melhores iniciativas de empresas e profissionais da construção nesta área, com obras no Estado de São Paulo.
Além disso, participa de iniciativas como: o Programa SindusCon-SP de Segurança (PSS), em que técnicos de segurança do trabalho do Senai-SP dão orientações nos canteiros de obras de nossas associadas; o Programa de Elevação da Escolaridade, realizado em parceria com o Sesi-SP, que tem como público-alvo os trabalhadores da construção que não tenham concluído o ensino fundamental ou que não sejam alfabetizados; a MegaSipat – Mega Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho, que o SindusCon-SP realiza em todo o Estado em parceria com o Senai-SP, com uma programação prevencionista que também inclui cuidados com a saúde; e a capacitação dos trabalhadores, em uma parceria com o Senai-SP.
Fora da Construção, além dos mencionados acima, também participou do Projeto Grafite, em parceria com a Prefeitura de Sorocaba e Associação de Educação, Cultura e Arte (AECA), e do Projeto Travessia, tirando crianças de rua das esquinas da cidade e as encaminhando para capacitação profissional junto à Prefeitura de Sorocaba, Secretaria da Juventude e Senai.
Criou, coordenou e realizou, com a Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), o curso de Gestão de Negócios Municipais para os associados e funcionários da prefeitura de Sorocaba e região, com o apoio dos dirigentes da Associação Brasileira dos Produtores de Cimento Portland (ABCP).
Prêmios e homenagens já recebidos
Em 2022, Maristela Honda foi homenageada pela Câmara Municipal de Sorocaba com a Comenda Referencial de Ética e Cidadania. Mais recentemente, recebeu a Comenda pela Educação.
Em fevereiro de 2020 foi homenageada com seu nome na IV Turma de Residência em Cirurgia em Traumatologia Buco-Maxilo-Facial do Conjunto Habitacional de Sorocaba (CHS).
Em 2019 foi homenageada e integrou o 1º Projeto “Mulheres que Lideram” do Parque Tecnológico de Sorocaba. O projeto reúne mais de 25 mulheres de diversas áreas de atuação, que promoveram diversos encontros, treinamentos relacionados a empreendedorismo, liderança, motivação entre outros assuntos tratados para contribuir com a sociedade.
Em 2 de outubro de 2014 recebeu o Título de Cidadã Sorocabana pela Câmara Municipal.
Em 12 de março 2013 foi homenageada com o Prêmio Excelência Mulher, na sua 9ª edição, outorgada pelo CIESP Distrital Sul junto com seu braço social, a Fraternidade Aliança Aca Laurência. Premiação esta que consagra as mulheres que se destacam em suas atividades profissionais e filantrópicas.
Em agosto de 2013 recebeu, como vice-presidente de Responsabilidade Social do SindusCon-SP, o Prêmio Baltasar Fernandes, reservado aos empresários, autoridades políticas e cidadãos que contribuíram para o desenvolvimento da cidade de Sorocaba.
Recebeu em 2006 o Diploma Mulher Cidadã “Salvadora Lopes”, instituído em Sorocaba, por meio da Resolução nº 309/06, que visa reconhecer as mulheres que tenham contribuído para o pleno exercício da cidadania, na defesa dos direitos da mulher e questões do gênero no município.
Próximos passos
Para o futuro, Maristela Honda pretende continuar o trabalho de reestruturar e modernizar o Seconci-SP, deixando um legado que permita dar continuidade ao serviço assistencial mais humanizado e respeitoso para com os trabalhadores da construção, seus familiares, e o público em geral atendido nas unidades de saúde da rede pública estadual e municipal que administramos.
Conheça outros importantes Personagens da Construção:
Enedina Marques desafia padrões e revoluciona a engenharia no País