Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

12/08/2022

Live “CBIC Economia” traz atualizações sobre a economia e custos da construção civil

Panorama nacional e internacional da economia, expectativas para juros e inflação, além dos custos da construção civil foram os temas trazidos pela economista da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Ieda Vasconcelos, na live “CBIC Economia”, promovida nesta sexta-feira (12), no Instagram da entidade.

A economista explicou que a Construção Civil segue crescendo em função do ciclo de negócios iniciado no segundo semestre de 2020, e que foi impulsionado pelo mercado imobiliário. “As famílias ressignificaram o valor da da casa própria em função das medidas de isolamento. E isso impulsionou as vendas e os lançamentos. Com crédito disponível e juros atrativos, o mercado ganhou um dinamismo adicional”, comentou.

Para Ieda, a economia brasileira surpreendeu positivamente no primeiro trimestre de 2022 e continuou surpreendendo no período de abril a junho. Com isso, as expectativas para o seu desempenho este ano estão sendo revistas.

Em 2021, o crescimento do PIB Brasil foi de 4,6% e a construção cresceu 9,7%. Este ano, a expectativa média de crescimento da economia brasileira passou a ser de 2% e o setor deverá  crescer acima da economia nacional, o que não acontecia desde 2013, segundo dados analisados pela economista.

Para o último trimestre do ano, é aguardado um menor dinamismo da economia nacional, em função do atual patamar de juros. “Nós chegamos a 13,75%, patamar elevado, retomando o final de 2016. Nos últimos seis anos não tivemos uma taxa de juros tão forte”, destacou Ieda. Segundo ela,  nesse patamar, os juros provocarão  uma redução no ritmo da atividade econômica 

A live tem interface com o projeto “Banco de Dados da Construção – BDC”, em correalização do Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional) e com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
ADIT Brasil
SECOVI-GO
Sinduscon-MA
ANEOR
Sinduscon-Pelotas
Sinduscon-RIO
APEOP-PR
SINDUSCON – SUL
Associação Nacional de Correspondentes Caixa Aqui
Sindicopes
Sinduscon-Joinville
APEOP-SP
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea