Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

28/09/2012

Latec protocola pedido de habilitação para se tornar ITA e certificar métodos construtivos para habitações de interesse social

O Latec (Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento) protocolou ontem, dia 26 de setembro, no Ministério das Cidades, em Brasília, pedido de credenciamento como Instituição Técnica Avaliadora (ITA).

Para o Brasil, que implantará em 2013 a Norma de Desempenho (NBR 15.575) para edificações de até cinco pavimentos , a criação de uma nova ITA representa um estímulo para a indústria da construção civil. Credenciado, o Lactec poderá realizar ensaios de desempenho estrutural e atuar na área de durabilidade.

A previsão é de que nos próximos anos também desenvolva ensaios térmicos e de reação e resistência ao fogo, ensaios acústicos e inspeção de vazamento de água.

O pedido de credenciamento do Lactec será analisado pela Comissão Nacional do Sistema Nacional de Avaliações Técnicas (CN-Sinat), responsável por julgar a criação de novas ITAs.

O documento com pedido de habilitação foi entregue à coordenadora geral do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H), Maria Salette de Carvalho Weber, que esteve em Curitiba em agosto deste ano para visitar os laboratórios do Lactec, acompanhada de representantes do Ministério das Cidades, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon – Vale
Ademi – SE
Sinduscon – Foz do Rio Itajaí
Aconvap
Sinduscon-Brusque
Sinduscon-Vale do Itapocu
Sinduscon-AL
Sinduscon-RR
Ademi – RJ
Sinduscon-PB
Sinduscon-Oeste/PR
Sinduscon Chapecó
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea