Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

06/03/2020

Jovens líderes conhecem entidades da construção do RJ, DF, BA e SC

Jovens líderes da construção do Rio de Janeiro, Brasília, Bahia e Santa Catarina visitaram nos últimos dias as entidades setoriais da construção de seus respectivos estados, ação que integra o projeto ‘Desenvolvimento de Lideranças’ da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), correalizado com o Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional), e visa a formação de lideranças para o setor da construção.

A Jornada de Conhecimento das entidades setoriais tem como principal objetivo permitir aos jovens – escolhidos no processo seletivo ocorrido em 2019 – conhecerem localmente as entidades associadas à CBIC, bem como suas histórias, desafios e projetos futuros, para que possam elaborar o diagnóstico que embasará os próximos passos do projeto da Comissão de Responsabilidade Social (CRS) da entidade.

Os 16 jovens que integram o novo grupo foram selecionados em 2019, dentre os 140 inscritos no ‘CBIC Jovem – O Desafio’, em um processo totalmente virtual.

Confira, a seguir, as percepções dos jovens sobre as associações e sindicatos visitados:

 

Thaís Siqueira e Carlos Marden do Valle Passos (presidente do Sinduscon-BA)

A engenheira civil Thaís Pinto Lobo Siqueira visitou o Sindicato da Indústria da Construção do Estado da Bahia (Sinduscon-BA) e foi recebida pelo novo presidente, Carlos Marden do Valle Passos. “O que eu mais destacaria, com certeza, é a simpatia e a boa vontade do presidente em responder todas as perguntas e dúvidas sobre o funcionamento da entidade e a trajetória que ele percorreu ao longo dos anos”, destaca Thaís Siqueira.

“Pudemos conversar bastante sobre as mudanças que ocorreram ao longo dos últimos anos, as dificuldades que o setor enfrentou e ainda enfrenta e como podemos caminhar pra frente no momento atual”, menciona.

Thaís também teve a oportunidade de discutir sobre a importância da inserção dos jovens nas entidades do setor e uma maior proximidade do sindicato com as universidades, para que os alunos que concluam a graduação já consigam entender todos os benefícios que podem ter ao se associar.

Gabriel Daher e Eduardo Aroeira (presidente da Ademi-DF)

 

O arquiteto Gabriel Daher visitou a Associação de Empresas do Mercado Imobiliário do Distrito Federal (Ademi-DF) e foi recebido pelo presidente Eduardo Aroeira.

“A visita foi ótima. Deu para entender bem como funciona a associação e o que eu destacaria e que me chamou mais atenção foi a pro atividade da Ademi em conseguir participar e propor de maneira ativa novas possibilidades para o mercado imobiliário do Distrito Federal”.

 

Divulgar as ações do setor entre os universitários

João Manoel Martins Fernandes (presidente do Sinduscon Rio), Mariana Novaes, Daniel Rios (vice-presidente das subcontratadas e presidente da Comter RJ) e Sergio Paiva (assessor executivo)

 

A engenheira civil Mariana Novaes, da Riomiz, foi recebida pelo presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Rio de Janeiro (Sinduscon-Rio), João Manoel Martins Fernandes, que fez um tour pela entidade, e pela gerente jurídica Carla Oliveira, que apresentou o trabalho desenvolvido pelas comissões técnicas.

Por atuar na área de sustentabilidade, Mariana Novaes, comenta que sentiu falta das comissões de Responsabilidade Social e de Meio Ambiente.

Já sobre a participação dos jovens, Mariana Novaes se compromete a divulgar o trabalho e as iniciativas da entidade aos interessados na universidade e levar mais jovens para participar das palestras que são oferecidas pelo Sinduscon-Rio. A ideia é facilitar o link entre os jovens e a instituição.

 

Projeto pretende levar inovação às empresas de Santa Catarina

Paula Lunaderli na reunião de diretoria do Sinduscon da Grande Florianópolis

A engenheira civil Paula Lunaderli, da Startup Prevision, teve a oportunidade de participar da reunião de diretoria do Sindicato da Indústria da Construção da Grande Florianópolis (Sinduscon da Grande Florianópolis), o que culminou na previsão de novas interações, inclusive com a realização de evento a nível estadual, com a participação da Câmara da Construção de Santa Catarina.

Ludaderli também é diretora da Vertical Construtech da ACAT. A entidade representa mais de 20 empresas inovadoras de Santa Catarina, que tem uma base tecnológica que resolve problemas da construção civil.

A ideia, segundo Lunaderli, é aproximar o sindicato desse polo de inovação. “Tanto o Sinduscon da Grande Florianópolis quanto a ACAT têm gestores voltados para tecnologia e inovação que ajudarão a fomentar esse evento, com o start de um projeto de levar a inovação para todos os associados do estado”, diz.

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-Teresina
ASSECOB
Sinduscon-MT
Sinduscon-Joinville
ANEOR
Sinduscon-JP
ADIT Brasil
ADEMI – BA
APEOP-PR
SINDUSCON – SUL
Sinduscon-PR
Sinduson – GV
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea