Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

12/01/2024

Janeiro Branco: campanha promove conscientização e cuidados com a saúde mental

O início do ano marca o início de uma importante campanha: o Janeiro Branco. Voltado para a conscientização sobre a saúde mental, esse movimento busca sensibilizar a população para a importância do cuidado com o bem-estar psicológico.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, saúde mental é o estado em que o indivíduo reconhece suas próprias habilidades, pode lidar com os estresses normais da vida, trabalha de forma produtiva e é capaz de contribuir para sua comunidade. Assim, a campanha enfatiza a necessidade de atenção com a saúde da mente, oferecendo dicas para preservar esse equilíbrio emocional.

Entre essas orientações, destacam-se: a prática regular de exercícios físicos, a busca por momentos de relaxamento e meditação, a manutenção de uma dieta equilibrada, a valorização das relações sociais, a busca por atividades prazerosas, a conscientização de que não se deve cobrar tanto de nós mesmos e o diálogo aberto sobre sentimentos e emoções.

Além disso, o Janeiro Branco promove a desmistificação do tabu em torno das questões relacionadas à saúde mental, estimulando a procura por ajuda profissional quando necessário. Psicólogos, psiquiatras e outros profissionais da área médica desempenham um papel fundamental no cuidado e na promoção do bem-estar psicológico, oferecendo apoio e orientação a quem precisa.

O Janeiro Branco nas empresas

A saúde mental dos colaboradores de uma empresa também deve ser uma das preocupações do RH nos dias atuais e pode ser bastante trabalhada no ambiente profissional, propondo reflexões sobre a importância dos cuidados com a mente. Assim, a empresa pode focar em ações de endomarketing, como palestras de sensibilização sobre o tema, além de garantir líderes bem alinhados e refletir sobre o ambiente de trabalho que é oferecido aos profissionais, visando a mudanças internas para melhorar a qualidade de vida de todos os envolvidos.

Confira ações para promover o Janeiro Branco na sua empresa:

  1. Reforce a comunicação interna

Para alinhar todo o time com a campanha é importante que o RH crie materiais básicos sobre o assunto, como e-mails, circulares informativas ou canais mais próximos e atraentes aos colaboradores. Além disso, é possível propor debates sobre saúde mental e ações como palestras, eventos e atividades.

  1. Promova treinamentos

O RH é o principal responsável por planejar, organizar e implementar as ações do Janeiro Branco. Mas isso não significa que o departamento tem todas as informações sobre o tema.

Dessa forma, uma boa dica antes de implementar a campanha com os colaboradores é oferecer um treinamento rápido com o time responsável. Assim, o RH poderá entender sobre o assunto de modo mais amplo e se conscientizar sobre a importância da iniciativa.

  1. Capacite as lideranças

Não é só o time de RH que precisa de capacitação prévia, os líderes também são de grande importância e devem estar alinhados, para servirem de exemplo, afinal, a forma como se porta pode fazer toda a diferença no modo como os profissionais enxergam o ambiente de trabalho.

Por isso, é essencial treinar as lideranças, para que elas tenham clareza sobre como podem contribuir positivamente para o fortalecimento de uma cultura voltada para a saúde mental.

  1. Ofereça benefícios corporativos focados na saúde mental

Nem sempre o time de RH está preparado para lidar com questões relacionadas à saúde mental. Em boa parte das vezes, o suporte precisa vir de profissionais qualificados, como psicólogos e psiquiatras. No entanto, a empresa pode ajudar oferecendo benefícios corporativos, como psicoterapia como parte do plano de saúde.

Ademais, vale a pena incluir outros benefícios, como cursos de capacitação, distribuição de ingressos de eventos culturais, parcerias com academias, massagens e outras vantagens que proporcionem momentos de descontração e descompressão.

  1. Não descuide do clima organizacional

Um bom clima organizacional, com um ambiente de trabalho agradável e boas relações entre colaboradores e chefias, também traz benefícios para a saúde mental de todos.

Assim, é válido buscar um clima agradável e tranquilo, sem cobranças e competitividade excessivas, e com alinhamento entre os times.

Além disso, é importante aplicar pesquisas de clima regulares para entender a percepção da equipe sobre a cultura organizacional e o ambiente de trabalho. As pesquisas ajudam a mensurar o que está bom e a criar soluções de como a empresa pode melhorar para proporcionar melhores experiências aos colaboradores.

  1. Promova feedbacks positivos

Outra importante ferramenta para a saúde mental dos profissionais são os feedbacks, capazes de dar um norte para que os colaboradores entendam onde estão acertando ou como podem melhorar. Esses retornos positivos são fundamentais para a manutenção da autoconfiança e do engajamento, trazendo não só melhores resultados para a empresa, mas também menos ansiedade e mais controle para os profissionais.

O Janeiro Branco surge como uma oportunidade para lembrar a todos que cuidar da saúde mental é fundamental para uma vida equilibrada e saudável. É um convite à reflexão sobre nossos hábitos e emoções, buscando estratégias que promovam o cuidado e o fortalecimento da nossa saúde mental ao longo de todo o ano.

(Com informações do Seconci Rio)



COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-PB
APEOP-PR
SECOVI-SP
Sinduscon-PE
Sinduscon – CO
Sinduscon-MS
SECOVI-PR
Sinduscon-Mossoró
Ademi – DF
Sinduscon Sul – MT
SECONCI BRASIL
ADEMI-AM
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea