Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

08/07/2021

Já pensou em construir um hospital com 100 leitos em apenas 35 dias?

O processo construtivo inovador do Hospital Acoplado de Samambaia, no Distrito Federal, realizado em 35 dias, foi apresentado na terça-feira (06/07), durante a live “Construção Off-site” do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF), por engenheiros técnicos responsáveis pela obra.

Foram construídos 100 leitos de UTI, acoplados ao Hospital Regional de Samambaia. A construção contou com a mobilização do Sinduscon-DF, da Associação de Empresas do Mercado Imobiliário do Distrito Federal (Ademi-DF) e do Banco Regional de Brasília (BRB).

Segundo o engenheiro Humberto Navarro, da Hfan Engenharia, indicado pelas entidades da construção civil do DF para fiscalização da obra, o trabalho da Brasil ao Cubo, empresa responsável pela obra, foi de quase 24h por dia, com equipes em cada período.

O engenheiro frisou que a construção modular traz esse conceito na fabricação de módulos com poucas pessoas envolvidas em uma fábrica, no transporte e instalação no local. “Na China, por exemplo, já está bem avançado. Esses módulos já vêm prontos e é possível interligar rede de água, esgoto e elétrica na montagem”, detalhou.

Navarro ressaltou que não há limite para o tamanho desses módulos. “O que vai dizer o tamanho é a altura máxima permitida e o comprimento do transporte”, acrescentou.

O sócio da Brasil ao Cubo, engenheiro Jonathan Degani, destacou que, desde o início da pandemia, a empresa já entregou setes hospitais com essa tecnologia de construção modular, chamada Construção Off-site.

Para atingir esses curtos prazos para os hospitais, a empresa contou com parcerias como a da TecVerde, que fornece as paredes.

Jonathan explicou a rota de fabricação desses módulos hospitalares, destacando que tudo começa na fábrica localizada em Tubarão (Santa Catarina), onde são feitos os chassis – que são os pisos e as coberturas modulares. Em seguida, o material segue para Araucária, onde recebem as paredes modulares.

“Esse processo acontece no caso dos módulos padronizados de leitos. Já nos demais, que são mais personalizados, são feitos totalmente em Tubarão e saem prontos direto para o hospital”, ressaltou.

Dentre as vantagens listadas, Jonathan Degani apontou o resíduo gerado pela obra que não chega a 5%, além de não precisar de demolição. “Basta levar a outro lugar”, ressalta.

Por fim, o engenheiro Jonathan Degani apresentou o projeto do prédio que ele chama de “a menina dos olhos” da empresa, construído em 100 dias agora em 2021. “É o 1º prédio da América Latina feito com construção modular a atingir 8 andares”, comemora.

É importante referenciar a grandiosidade técnica do trabalho no hospital acoplado de Samambaia. Participei da inauguração e é um belo trabalho realizado em pouco tempo. Que aconteçam mais obras como essas, principalmente que ajudem a melhorar a qualidade de vida da população mais necessitada”, destacou o presidente do Sinduscon-DF, Dionyzio Klavdianos.

Já o presidente da Ademi-DF, Eduardo Aroeira, destacou que o trabalho da empresa surpreendeu quando se fala em hospital de 100 leitos em 35 dias. “Eu visitei a obra uma semana antes e já estava tudo quase pronto. Raciocínio diferente e muito inteligente. Acredito que Samambaia se beneficiou bastante com essa obra, que se fizerem a manutenção adequada, não tem com o que se preocupar. É um padrão diferenciado”, elogiou.

“No sentido da tecnologia, a pandemia acelerou o processo na construção civil. Nós, que estamos envolvidos nessa área técnica, já cobramos este tipo de avanço há muito tempo do setor. Trazer este debate é fundamental”, finalizou Klavdianos.

Assista a íntegra do evento!

(Com informações do Sinduscon-DF)

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
ASBRACO
ADEMI – BA
Sinduscon-RS
ADIT Brasil
Sinduscom-VT
Sinduscon-SP
Sinduscon – Foz do Rio Itajaí
ASEOPP
Sinduscon-RN
ANEOR
Sinduscon-BNU
Sinduscon – CO
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea