
AGÊNCIA CBIC
03/08/2011
Isenção do IPI até 2012 deve impulsionar setor
![]() |
03/08/2011 :: Edição 149 |
DCI OnLine/SP 03/08/2011
Isenção do IPI até 2012 deve impulsionar setor
Um dos pontos divulgados pelo governo como parte integrante do Plano Brasil Maior é a prorrogação do prazo da isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para material de construção até o fim de 2012.
A medida governamental foi comemorada pelo presidente da Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat), Melvin Fox. "A prorrogação foi excelente, vai cooperar para que a construção civil tenha um ano mais eficiente", afirmou o executivo.
Apesar do otimismo, a entidade não atendeu plenamente a demanda do setor. A entidade vinha pleiteando junto ao governo que essa isenção fiscal fosse adotada de forma permanente. "Sugerimos ao ministro Guido Mantega que essa redução se tornasse permanente ou que, pelo menos, tivesse um prazo indeterminado, porque o programa 'Minha Casa, Minha Vida' vai até 2014 e os descontos ajudariam na sua execução. Ele se mostrou disposto a estudar", explicou Fox.
Além da isenção de IPI, foram anunciadas regras especiais para proteção da indústria nacional, visando a conter a entrada de produtos em desconformidade com os padrões – ou com classificação errada – e medidas de melhoria da competitividade interna, antigas reivindicações da Abramat.
Vale lembrar que em junho foi lançada a segunda fase do programa "Minha Casa, Minha Vida", que irá financiar a construção de 2 milhões de moradias.
Empresários
Um levantamento realizado em julho entre as empresas que integram a entidade revelou que cerca de 56% delas mantém boas expectativas em relação ao desempenho de vendas no curto prazo.
De acordo com a Abramat, 74% das indústrias de material de construção pretendem aumentar os investimentos em um horizonte dos próximos doze meses. Além disso, os dados dessa pesquisa mostram que a indústria está trabalhando com 86% da sua capacidade produtiva.
|
![]() |
![]() |