Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

02/05/2011

Ipea estima 1,7 milhão de novos empregos em 2011

O Comunicado nº 89 – Emprego e oferta qualificada de mão de obra no Brasil: projeções para 2011, publicado no último mês de abril pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), relaciona as perspectivas de oferta de mão de obra e a demanda por trabalhadores qualificados no País.

De acordo com a publicação, a expansão econômica esperada para este ano tende a afetar positivamente o mercado de trabalho brasileiro.

Uma das conclusões do Comunicado é de que deverá ocorrer escassez de mão de obra qualificada e com experiência profissional ao longo do ano.

A expectativa, no entanto, é de que em 2011 haverá excedente de força de trabalho no mercado brasileiro, mas sem qualificação ou experiência, impactando no alcance do pleno emprego global.

Isso deve ocorrer devido à estimativa de uma demanda de mão de obra de cerca de 22,1 milhões de pessoas ante os 28,2 milhões de trabalhadores disponíveis no mercado brasileiro.

Apesar da falta de trabalhadores qualificados em determinados setores da economia, a publicação aponta a estimativa de cerca de um milhão de pessoas com qualificação e experiência profissional que deverão figurar como excedente de mão de obra em 2011.

Tal situação advém da incompatibilidade entre a qualificação desses trabalhadores e a qualificação exigida para preenchimento das vagas.

A pesquisa do Ipea foi realizada com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

COMPARTILHE!

Data

Este Mês
Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-CE
AEERJ – Associação das Empresas de Engenharia do Rio de Janeiro
FENAPC
Sinduscon-Vale do Itapocu
Ademi – AL
Sinduscom-VT
Ademi – GO
AELO
Sinduscon-AP
ASBRACO
Sinduscon-RR
Sinduscom-NH
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.