Logo da CBIC

Agência CBIC

11/09/2012

Investidor quer padrão contábil internacional para empresa fechada

"Cbic"
11/09/2012 :: Edição 398

DCI – Comércio, Indústria e Serviços – 11/09/2012

investidor quer padrão contábil internacional para empresa fechada

Dois anos depois do início da obrigatoriedade da adoção dos padrões contábeis internacionais pelas empresas de capital aberto brasileiras, o tema ainda parece enfrentar resistência da maioria das companhias. Um dos pontos mais questionados pelo mercado é a falta de obrigatoriedade de divulgação dos balanços em IFRS pelas sociedades de grande porte que são empresas fechadas.

Os balanços do padrão internacional IFRS das empresas fechadas são auditados, mas apenas publicados no Diário Oficial da União (DOU), sem necessidade de divulgação em outros jornais. "É um sistema injusto para com as companhias abertas, que abrem todas as informações aos concorrentes, mas não têm acesso aos dados das empresas fechadas", comentou ao DCI o presidente da Abrasca, Antônio D. C. Castro.

Outro ponto polêmico e ainda mal resolvido é a apuração de receitas nos balanços com padrão internacional pelo setor de telecomunicações. A questão é a forma como estas receitas são lançadas no balanço, em relação à entrega de celulares e computadores como brindes para os usuários. As empresas alegam que esta prática não afeta o resultado final.

Mas existem outros pontos, além da contabilidade, que preocupam as empresas. O excesso de burocracia prejudica 92% das indústrias brasileiras. A avaliação é da Confederação Nacional da Indústria (CNI), que divulgou pesquisas com a indústria da construção, a de transformação e a extrativa.

"Cbic"

 

Agenda de Eventos e Transmissões

Parceiros e Afiliações

Parceiros

 
Sinduscon-AL
Sinduscon – CO
ASEOPP
SECOVI- PB
Sinduscon-Pelotas
Sinduscon-DF
Ademi – GO
Sinduscon-RIO
Sinduscon-PA
Sinduscon-SP
Sinduscon Sul – MT
Sinduson – GV
 

Clique aqui e veja todos os parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC