Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

06/12/2018

Integrante do Conselho Curador do FGTS dá palestra no Sinduscon-PE

O Sindicato da Indústria da Construção Civil de Pernambuco (Sinduscon-PE) recebeu na manhã desta quinta-feira (06) a integrante do Conselho Curador do FGTS, Henriqueta Arantes, que proferiu a palestra “FGTS – Ou defendemos ou perdemos”. Ex Secretária Nacional das Cidades durante a gestão de Bruno Araújo à frente do Ministério das Cidades, Henriqueta calcou sua apresentação em dois momentos: apresentação dos números do FGTS e análise da crise pela qual passa o fundo.

Na opinião dela, é fundamental que o Congresso Nacional entenda melhor o que é o FGTS e quais as suas funções para o Brasil. “Os parlamentares, quando assumirem seus cargos no início de 2019 após a renovação gerada pelas Eleições 2018, precisam estar a par dessa importância até para defender esses recursos de propostas diversas que entram em pauta todos os dias e desvirtuam a finalidade do fundo”, explica.

Segundo Henriqueta, é intenção da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) promover um evento com o novo Congresso a fim sensibilizar deputados federais e senadores sobre a questão. “É preciso criarmos uma bancada da construção civil”, defendeu ela. “Hoje os recursos que entram no FGTS são inferiores aos demandados. É sonho pensar que é maior. É urgente encontrarmos outras fontes de recursos para infraestrutura, saneamento, habitação, porque só FGTS não dá”, afirmou.

Henriqueta lembrou também que, na situação econômica atual do país, além do montante que sai do FGTS ter crescido com o número de demissões, não há um retorno compatível, uma vez que os demitidos têm migrado para a informalidade, o que não gera novos recursos para o sistema.

A vinda da representante da Confederação Nacional da Indústria no Conselho Curador do FGTS foi financiada pelo empresário pernambucano do setor construtivo e diretor do Sinduscon-PE, Antônio Carrilho. “As informações de Henriqueta Arantes nos dão mais condições de projetar o futuro dos nossos negócios diante dos recursos disponíveis, colocados para o segmento”, justificou. “É precioso para o setor, pois vivencia esse meio há muito tempo”, completa.

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-AM
AELO
Sinduscon-AC
Sinduscon-PR
Sicepot-PR
Sinduscon-PLA
Sinduscon-Vale do Itapocu
ANEOR
Sinduscon-Brusque
ADEMI-AM
Sinduscon Sul – MT
Abrainc
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea