Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

01/09/2020

Inscrições abertas para o Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), com a correalização do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional), lançou nesta terça-feira (1), a 23ª Edição do Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade. Com objetivo de reconhecer e divulgar soluções relacionadas à tecnologia, gestão da produção e sustentabilidade dos empreendimentos de construção civil, as inscrições para as cinco categorias do prêmio estão abertas até o dia 20 de outubro. Inscreva-se e participe!

Convidado para o lançamento, o professor e presidente da Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (Antac), Sergio Scheer, apresentou tema ‘Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação para a Construção’ e destacou que a estratégia da Secretaria Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNTCI) existe e conta com a participação da CBIC e de outras entidades do setor, visando o fomento da pauta. “Temos que lutar pela perenidade das políticas voltadas para a indústria da construção. Hoje uma nova atuação da SNCTI une universidades, centros de pesquisa e empresas. Mas o orçamento voltado para esses projetos ainda não beneficia tanto o setor da construção civil. Essa é uma necessidade que precisamos ter em mente e devemos trabalhar para mudar a realidade”, explicou.

Scheer apontou três chaves para o sucesso de projetos focados em inovação e sustentabilidade. “A primeira chave para o sucesso é a educação, e atualmente vemos uma concentração de talentos nas universidades. A segunda é a inovação, voltada a produzir conhecimento e a formar pessoas que tenham em mente construções inovadoras, pois  quanto mais tecnologia, mais valor agregado e mais empregos gerados. Por fim, a terceira chave é o empreendedorismo. No Brasil já são quase mil de construtechs que trabalham com sustentabilidade, o que significa que estamos no caminho certo”, disse.

O presidente da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat) da CBIC, Dionyzio Klavdianos, acredita que apesar das dificuldades provocadas pela pandemia, a iniciativa será um sucesso de participação e de novidades com os projetos inscritos. “Esse é um tema recorrente, que desde que a gente se forma em engenharia ou arquitetura e se envolve com a construção, busca algo relacionado a inovação e sustentabilidade. Mas o setor ainda está bem aquém do que poderíamos estar.  Por isso, o prêmio ajuda a dar um passo rumo às novidades do mercado”, ressaltou.

Sobre as novidades desta edição, Klavdianos informou que a evolução da Categoria Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) para a categoria de Startups, além da inscrição das inovações por meio de vídeos e a abertura da participação do público na votação na etapa final são os grandes destaques. “As modificações efetuadas contaram com a parceria do Grupo CBIC Jovem, formado por jovens empresários da Comissão de Responsabilidade Social (CRS) da entidade. A nova categoria startup foi pensada para dar voz às construtechs que são cada vez mais numerosas. Já o impacto de produtividade da inovação é o critério de avaliação que vale mais pontos, pois esse é o objetivo do prêmio, avaliar os benefícios gerados no setor produtivo com a iniciativa”, explicou.

Podem concorrer à premiação, profissionais que atuem em empresas públicas, mistas ou privadas, startups, órgãos públicos, pesquisadores, professores, profissionais autônomos e estudantes de graduação e de pós-graduação de todo o País e de empresas e instituições estrangeiras.

Categorias do Prêmio

  • Categoria Materiais e Componentes: soluções em materiais e componentes de qualquer natureza.
  • Categoria Sistemas Construtivos: soluções em Sistemas Construtivos de qualquer natureza.
  • Categoria Gestão da Produção e Pesquisa e Desenvolvimento (P&D): soluções que envolvam materiais, componentes, sistemas construtivos que ainda estejam em fase de pesquisa e desenvolvimento (P&D) no âmbito de empresas com departamento específico instalado ou não.
  • Categoria Pesquisa Acadêmica: soluções com foco no desenvolvimento de pesquisas em materiais e componentes, sistemas de produção, sistemas ou processos construtivos de qualquer natureza realizadas no âmbito de institutos de pesquisa ou universidades.
  • Categoria Startup: soluções aptas para comercialização, que utilizem tecnologias digitais com potencial de repetição e ganho de escala, e com as primeiras vendas já realizadas, independentemente da quantidade de clientes ou faturamento.

A 23ª Edição do Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade está inserido no projeto ‘Inovação e Tecnologia’, realizado pela CBIC, por meio da sua Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat), com a correalização do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-BC
Sinduscon-MA
Sinduscon-Vale do Itapocu
ANEOR
Ademi – SE
Sinduscon-ES
ADIT Brasil
Sinduscon-PA
APEOP-SP
Aconvap
Sinduscon-Caxias
ASEOPP
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea