Logo da CBIC

Agência CBIC

17/10/2012

Inovação Tecnológica: tijolos perfurados ampliam espaço para cabos

Arquitetos da Alarcon + Associados desenvolveram uma técnica de construção a partir do uso de tijolos de concreto perfurados.

O sistema, que recebeu o nome de Holedeck, é indicado para projetos de grande porte, como escolas, hospitais, centros comerciais, entre outros, e consegue acomodar em seu interior cabos, tubos de ventilação e outros fios relacionados à infraestrutura da edificação.

Os tijolos modulares de cimento são estrategicamente perfurados para acomodar tubos e cabos de sustentação.

A ideia não só elimina a necessidade de cabos de suspensão, como também poupa um espaço de 20 cm de largura.

Na prática, é como se um edifício de seis andares utilizasse a mesma área de um de cinco.

Os tijolos empregados têm também a vantagem de serem modulares e poderem ser encaixados de várias maneiras, seja na constituição de paredes ou de pilares de sustentação.

Atualmente, apenas a sede sustentável do departamento de pesquisa da Logytel, na Espanha, utiliza o sistema, mas o objetivo do escritório é popularizar o uso do material em seus projetos.

Fonte: Folha de S.Paulo.

São inovações como essa que a Comissão de Materiais, Tecnologia e Qualidade (Comat)/CBIC busca incentivar por meio do seu Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade.

Com inscrições abertas até o próximo dia 31 de outubro, podem concorrer ao prêmio nas categorias Novos Materiais, Sistemas Construtivos e Pesquisa, empresas, pesquisadores, estudantes e profissionais do setor da construção civil de todo o país que apresentem trabalhos de pesquisa envolvendo produtos e sistemas inovadores, cujo resultado tenha impacto potencial significativo na modernização dos processos construtivos.

Mais informações sobre o prêmio e como efetuar sua inscrição estão disponíveis no site da CBIC, no banner do Prêmio.

Agenda de Eventos e Transmissões

Parceiros e Afiliações

Parceiros

 
Sinduscon-PB
Sinduscon – Norte
Sinduscon-TAP
Sinduscon-RN
Sinduscon-JF
Sinduscon-RIO
Sinduscon-MA
ASSECOB
Sinduscon-SM
ADEMI-AM
Sinduscon-Norte/PR
APEOP-SP
 

Clique aqui e veja todos os parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC