Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

04/05/2018

Inovação e tecnologia, caminhos para o futuro da indústria da construção

90º Enic reunirá experientes profissionais para uma visão sobre os impactos da inovação e das novas tecnologias nos negócios

Vista como uma alternativa para melhorar os processos que envolvem a indústria da construção e diminuir os custos no setor, grande gerador de emprego e renda, a inovação tem uma importante função para o futuro do setor. Por isso, cresce a expectativa dos empresários e profissionais da construção civil e do mercado imobiliário para a 90ª edição do Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic), que promoverá um amplo debate sobre o tema. “Inovar e crescer, construindo um País melhor” é o mote do evento, que vai explorar o assunto nos próximos dias 16, 17 e 18 de maio, em Florianópolis (SC), em suas diversas vertentes, desde a discussão de tendências e novas tecnologias para a construção; cultura organizacional; gestão e compliance, até perspectivas para o mercado brasileiro.

O presidente da Comissão de Materiais e Tecnologia (Comat) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Dionyzio Antonio Martins Klavdianos, é um dos representantes do setor que enxerga a inovação e a tecnologia como caminhos para o futuro da construção civil e do mercado imobiliário. “O fato de a indústria da construção ainda ter características conservadoras – com processos construtivos artesanais em boa parte das suas atividades e apresentar outros tantos aspectos de resistência – é um estímulo à busca de caminhos que nos permitirá criar um ambiente que estimule a adoção de novas tecnologias e inovação”.

“Na verdade, já há muitas iniciativas relacionadas a esse tema sendo desenvolvidas e aplicadas no setor, mas de forma esparsa e pontual. E, principalmente, restritas às empresas que podem arcar com investimento em P&D. A missão da CBIC é democratizar esse acesso às pequenas e médias empresas, que são as mais alijadas, seja por resistência cultural, seja por falta de capital”, completa Klavdianos.

 

FUTURO DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO

Com esse objetivo, já na primeira plenária do 90º Enic, na manhã do dia 17 de maio, o tema de destaque será Inovação e tecnologia: o futuro da indústria da construção. Em formato de talk show, empresários de credibilidade e Know how sobre o tema apresentarão um panorama dos impactos da inovação e das novas tecnologias nos negócios visando a troca de experiências e dados que possam subsidiar o público com uma visão de futuro. Nele serão abordadas as principais tecnologias disponíveis e as tendências para os próximos dez anos, com impacto sobre a vida das pessoas; o impacto da inovação e das novas tecnologias nos negócios; as principais mudanças que afetarão o dia a dia do setor; como as novas tecnologias influenciarão a construção do futuro, e se as empresas menores conseguirão absorver tanto conhecimento e investimento ou terão que mudar seu modelo de negócio.

Alexandre Lafer Frankel, CEO da Construtora Vitacon – empresa inovadora no setor imobiliário no desenvolvimento e construção de empreendimentos residenciais e comerciais nas melhores regiões de São Paulo –, será um dos integrantes da plenária. A empresa aposta em um novo estilo de vida urbano. Todos os seus projetos contemplam mobilidade e economia do compartilhamento. Compactar os espaços e simplificar a vida dos moradores, com inteligência e eficiência, fizeram da Vitacon líder no segmento e referência no conceito da vida sob medida.

O diretor do Laboratório de Pesquisas da IBM Brasil, Ulisses Mello, que também integrará o painel, é líder global da Pesquisa para Agronegócio e Recursos Naturais e tem interesse em serviços ambientais para cidades inteligentes e áreas rurais, além de ser o responsável pelo desenvolvimento de estratégias de Pesquisa & Desenvolvimento e inovação em parcerias com universidades, clientes e agências.

O presidente da Comat/CBIC e líder do projeto Foresight – pensamento de futuro para o setor, Dionyzio Klavdianos, engenheiro civil formado pela Universidade de Brasília (UnB), com especialização em Negócios para Executivos, também comporá o painel, que será mediado pela jornalista e apresentadora do programa Mundo S/A, da Globo News, com temas voltados para o universo dos negócios com iniciativas inovadoras, Maria Prata. “O projeto Foresight é o primeiro passo, visto que permite antevermos o futuro – ao menos o que imaginamos – e traçar políticas para que o empresário interessado possa adotar na empresa”, conclui Klavdianos.

 

90º Enic

Dirigido a empresários e profissionais da cadeia produtiva da construção civil, dirigentes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário em âmbito nacional e local; especialistas brasileiros e internacionais nos mais diversos temas, acadêmicos e profissionais da imprensa, o 90º Enic será realizado de 16 a 18 de maio, no Centro de Eventos Governador Luiz Henrique da Silveira, em Floripa, como é carinhosamente conhecida a capital do Estado de Santa Catarina.

Promovido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), o encontro – com 89 edições já realizadas e marcadas por pleno sucesso por todo o País – é o principal evento do calendário da construção civil, reconhecido como importante fórum de debate dos temas da agenda nacional e do setor, assim como espaço preferencial para a troca de conhecimentos e exposição de produtos e novas tecnologias com vistas a manter atualizados todos os segmentos da indústria da construção. Nesta edição, o Enic será realizado em parceria com a Associação dos Sindicatos da Indústria da Construção Civil do Estado de Santa Catarina (ASICC-SC).

Os interessados em participar do Enic, seja pela importância do setor para a economia nacional, ou pela relevância dos temas a serem debatidos e o alto nível dos participantes, ainda podem se inscrever e conhecer a programação completa do evento, que tem início na noite do dia 16, com a solenidade de abertura, seguida de coquetel, clicando aqui. Mas fique atento. As inscrições com valores especiais só poderão ser feitas até o próximo dia 11 de maio. Após essa data, apenas no local do evento, mediante a disponibilidade de vagas.

 

 

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-Costa de Esmeralda
Sinduscom-VT
Assilcon
Sicepot-PR
Sinduscon-Oeste/PR
SECONCI BRASIL
APEOP-SP
Ademi – ES
SECOVI-PR
Sinduscon-AL
Sinduscon-RS
Sinduscon-AP
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea