Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

20/08/2011

Indústria da construção unida pela responsabilidade

A festa cidadã da indústria da construção em Goiás ocorreu em clima de alegria e descontração, com a visita de cerca de 3.200 colaboradores do setor e seus familiares ao complexo Sesi/Senai de Aparecida de Goiânia, resultando em mais de 9.200 atendimentos prestados apenas na parte da manhã do Dia Nacional da Construção Social em Goiás. Em meio aos serviços e atividades oferecidas, o público pode ver de perto o trabalho preservacionista desenvolvido por entidades que expuseram trabalhos artesanais desenvolvidos a partir da reciclagem de materiais descartados, como luminárias feitas de filtros de caminhões, além de plástico e alumínio reciclados em telhas ecológicas. A presença da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Aparecida de Goiânia com farto material de conscientização ambiental, distribuição de mudas de plantas e apresentação de vídeos e filmetos em seu ecomóvel chamou a atenção dos visitantes para ações que assegurem maior qualidade de vida e futuro sustentável para as próximas gerações.    

Autoridades estaduais e municipais, deputados, vereadores, secretários, assessores, representantes de entidades financeiras, lideranças classistas e institucionais subiram ao palanque para a abertura oficial do evento, realizado em Goiás pelo Sinduscon e Seconci, com apoio da Prefeitura de Aparecida de Goiânia, do sistema FIEG e parceiros. Iniciando a cerimônia, a banda do Corpo de Bombeiros, sob a regência do tenente Robson de Rezende, apresentou-se acompanhando o desfile das equipes participantes dos Jogos da Construção 2011, concluído com o juramento do atleta José Lázaro Arraes em nome de todos os participantes. O presidente do Sinduscon-GO, Justo Cordeiro, saudou os presentes e agradeceu pela presença da família do trabalhador da construção, destacando a importância de envolver a temática do meio ambiente na mesma oportunidade.

O presidente do Seconci-GO, Moacyr Moreira, lembrou que seu antecessor,  José Augusto Florenzano, foi eleito, durante o 83º Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic), para presidir a associação nacional dos Seconcis, “demonstrando que nosso Estado se destaca por ações de responsabilidade social. A propósito, aproveito para anunciar o recorde de 10 mil atendimentos/mês ao trabalhador e familiares da construção e que vamos ampliar nossa sede própria para dobrar este número e oferecer mais especialidades médicas possivelmente já a partir de março de 2012”. A contribuição do Sinduscon e do Seconci para o bem-estar do trabalhador goiano foi destacada na fala do presidente da Federação das Indústrias no Estado, Pedro Alves de Oliveira, que ressaltou o trabalho do Senai para a qualificação profissional da mão de obra e, na área do lazer, o investimento de mais de R$ 9 milhões para melhorias nas dependências do Sesi Clube Antônio Ferreira Pacheco.

Por sua vez, o prefeito de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela, disse que o Dia Nacional da Construção Social “é uma data que já marcou a nossa cidade pelos benefícios trazidos à população de nossa cidade, que está entre as maiores do Centro-Oeste brasileiro com seus 500 mil habitantes, e em franco crescimento”. O governador em exercício, José Eliton, presidente da Celg falou de sua satisfação por estar participando de um “evento onde o interesse social está acima da cor partidária e motiva ações de responsabilidade para com cada trabalhador”, enaltecendo a parceria do público com o privado para garantir o acesso de serviços públicos e lazer de qualidade à população. “O DNCS reverte-se de um simbolismo especial, espelhando a preocupação dos construtores para com o bem-estar dos colaboradores que ajudam a construir as suas empresas”, resumiu. Em seguida, os convidados visitaram os estandes e presenciaram a abertura do Torneio Início dos Jogos da Construção 2011.  

Integração e meio ambiente

Durante todo o dia, houve muita animação e integração. As crianças se divertiram a valer com o pula-pula, o parquinho, as piscinas, o futebol de sabão, os jogos de mesa, dentre tantas outras atividades que não as deixaram ociosas. A integração para os adultos também não deixou a desejar. O Torneio Início dos Jogos da Construção agitou a torcida. Várias pessoas aproveitaram para conferir como estava a saúde, como o vigilante Raimundo Ricardo, que trabalha há cinco anos em uma construtora goiana e, nesta primeira participação do Dia Nacional da Construção Social, trouxe seus dois filhos e um amigo. Ele ressaltou a importância de eventos como este, pois em sua opinião ainda existem muitas pessoas desinformadas quantos aos cuidados necessários com a saúde e oportunidades para obter orientações são muito válidas.

O destaque desta edição ficou por conta das ações de meio ambiente. A doação de mudas foi um sucesso. Um dos participantes beneficiado com esta ação foi o técnico em Segurança do Trabalho, Willian Sobrinho dos Santos. Ele destacou que a Saúde e a Segurança no Trabalho estão intimamente ligadas ao cuidado e preservação do meio ambiente. O técnico informou que na obra em que trabalha são promovidos constantes treinamentos a este respeito, além de realizarem a correta segregação e destinação dos resíduos sólidos, demonstrando que as ações concentradas neste Dia são continuadas pelas empresas. Na opinião de Willian, a mentalidade da população tem mudado muito nos últimos tempos e a empresa que não se preocupar com o meio ambiente ficará para trás.

Outra iniciativa de destaque no evento foi o estande da Pontifícia Universidade Católica (PUC-GO): Filtro de ideias. Sob o tema “Um olhar do design sobre o resíduo sólido”, foram expostos utensílios como cestos de lixo, luminárias, banquinhos, caixas de presente, etc. – verdadeiras obras de arte – desenvolvidas pelos alunos do curso de design da universidade e da oficina de arte aplicada, que é aberta à comunidade. De acordo com a professora de design da PUC-GO, Edith Lotufo, os objetos são feitos com materiais reaproveitados, como filtros de ar de caminhão, caixas de papelão usadas, garrafas pet, entre outros, obtidos em parceira com a cooperativa de reciclagem Arte Conquista, que também comercializa Kits para que a própria população também possa fazer sua arte, usando a própria criatividade, que pode ser ilimitada.

COMPARTILHE!

Data

Este Mês
Parceiros e Afiliações

Associados

 
ABEMI
Sinduscon-AM
Sinduscon-RS
Sinduscon – Grande Florianópolis
ASEOPP
Sinduscom-NH
Sinduscon-PR
Sinduscon-GO
ADEMI – BA
Sinduscon – Vale do Piranga
Sinduscon-Mossoró
Sinduscon-PE
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.