Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

06/04/2018

Indústria da construção e academia estreitam laços e revisitam estudo para uma política de ciência, tecnologia e inovação para a indústria da construção durante o 90º Enic

Painel específico do Encontro Nacional da Indústria da Construção sobre o tema contará com a participação da Antac

 

Como resultado da profícua parceria entre a academia e o setor produtivo, a Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (Antac) e a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), com apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional), apresentarão no próximo mês de maio aos participantes do 90º Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic), em Florianópolis/SC, a atualização do estudo Estratégias para a formulação de Política de Ciência, Tecnologia e Inovação para a indústria da Construção Civil.

Desde o lançamento da publicação, em 2013, até a atualidade, ações estratégicas foram iniciadas e trouxeram avanços para a indústria. No entanto, avaliação das entidades envolvidas identificou ações que foram parcialmente implantadas e outras pouco aprofundadas, somando-se com o cenário político que passou por significativas alterações. Culminando-se assim, na decisão de atualização das proposições que foi realizada no último mês de março, em Brasília, durante Workshop de Priorização e Desdobramento das Estratégias para a Formulação de Política de C,T&I para o setor. O evento foi coordenado pelo presidente da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat) da CBIC, Dionyzio Klavdianos, e contou com a participação de representantes do setor produtivo e da Antac. O resultado será apresentado no próximo mês de maio, durante o 90º Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic), em Florianópolis/SC.

“A aproximação entre a academia e a indústria é salutar para todos, porque tem a visão dos dois lados”, diz o professor Barros Neto, presidente da Antac. A ideia, segundo ele, era adequar à política uma visão mais objetiva, com a clara definição de ações que poderiam ser executadas, priorizando o aproveitamento de pesquisas que já estão sendo desenvolvidas a fim de disseminá-las por todo o País. “Uma das ações previstas é fazer um levantamento do que pode ser disseminado em outras localidades a fim de ter um banco com pesquisas e assuntos que já estão em debate e que podem interessar à indústria”, aponta. Além da revisão dos principais tópicos do trabalho anterior, foram estabelecidas ações de curto, médio e longo prazo, e sugeridas algumas possibilidades de parcerias entre academia e construtores, assim como projetos em conjunto. Dentre as ações futuras, estão o estímulo a cursos de educação à distância (EaD) e a realização de um workshop “Construção 4.0” no segundo semestre deste ano.

“A reavaliação da política de C.T&I era necessária dada a evolução rápida por que passa o mundo, especialmente nos últimos anos. A construção civil não pode ficar atrás e as transformações só serão efetivas se houver interação entre a academia (Antac) e o setor produtivo da construção”, destaca Dionyzio Klavdianos, presidente da Comat/CBIC.

“É de extrema importância esse trabalho para o setor e fundamental o papel da CBIC, que conseguiu reunir pessoas especializadas e traduzir esse conhecimento, que é muito acadêmico, para a aplicação direta na construção civil”, destaca a arquiteta Maria Henriqueta Arantes Ferreira Alves, convidada para participar do workshop, reforçando que se trata de uma efetiva prestação de serviços às construtoras.

“O evento foi muito bom, porque agora temos mais do que um plano de ação ou uma agenda de pesquisa, temos uma estratégia para fazer as coisas acontecerem”, destacou o professor Vanderley Jonh, da Escola Politécnica da USP e coordenador da Unidade Emprapii de Materiais para a Construção Ecoeficiente. “Foi desenvolvida uma metodologia para transformar a agenda em um plano de ação, onde a CBIC e suas associadas vão identificar as necessidades e os acadêmicos vão ajudar sobre temas concretos”, completa.

A Política de Ciência, Tecnologia e Inovação para a Indústria da Construção apresentará os desafios de implantação para os eixos de desenvolvimento Produtividade, Desempenho, Sustentabilidade e Construção 4.0, com abordagens sobre gestão, materiais e componentes, processos construtivos e integração digital, que destacará a importância da disseminação da cultura de Construção 4.0 e ligará as demandas atuais do setor com o conteúdo do trabalho anterior. A ação está contida no projeto “Tendências e Melhorias de Gestão, Tecnologia e Inovação na Construção”, uma iniciativa da CBIC e do Senai Nacional.

O tema será apresentado pelo professor Barros Neto no dia 17 de maio, das 14h45 às 15h15, em painel da Comat/CBIC sobre Política de Ciência, Tecnologia e Inovação par a Indústria da Construção, durante o 90º Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic), no Centro de Eventos Governador Luiz Henrique da Silveira, em Florianópolis/SC. Os interessados em acompanhar esse debate e os demais que ocorrerão durante o 90º Enic, promovido pela CBIC e realizado pela Associação dos Sindicatos da Indústria da Construção Civil do Estado de Santa Catarina (Asic-SC), ainda podem se inscrever, clicando aqui.   https://cbic.org.br/enic/ No site do Enic, que será realizado de 16 a 18 de maio na capital catarinense, também podem ser conferidas as programações das demais comissões técnicas da entidade, bem como as plenárias gerais do evento.

 

 

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon PR – Noroete
Sinduscon-Teresina
ASBRACO
Sinduscon-PB
Sinduscon-JF
Ascomig
SINDICIG
Sinduscon – Vale
Sinduscon-RO
Sinduscon-TO
Sinduscon-Oeste/PR
Sinduscon – Foz do Rio Itajaí
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea