
AGÊNCIA CBIC
28/07/2011
Indústria da construção civil cresce no 1º semestre
![]() |
28/07/2011 :: Edição 145 |
DCI OnLine/SP 28/07/2011
Indústria da construção civil cresce no 1º semestre
A indústria da construção terminou o primeiro semestre do ano em crescimento, de acordo com a Sondagem Indústria da Construção, divulgada ontem pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), em São Paulo. O aumento do nível de atividade do setor em junho na comparação com o mês anterior foi o segundo consecutivo no ano. Desde o final de 2010 que o setor não apresentava dois meses seguidos de alta na atividade.
O indicador de atividade ficou em 52,4 pontos em junho ante maio, numa escala de zero a 100 pontos, em que 50 indica estabilidade e números acima disso demonstram crescimento. Em maio, havia sido de 53,1 pontos. "O ritmo de atividade não foi tão alto como no mesmo período de 2010, mas já mostra recuperação em relação ao primeiro trimestre, quando houve arrefecimento, principalmente por conta da política de restrição de crédito adotada pelo governo", analisou o gerente-executivo da Unidade de Pesquisa da CNI, Renato da Fonseca.
Uma das hipóteses para a retomada do crescimento levantada por Fonseca é a aceleração das obras de infraestrutura para a Copa do Mundo.
As grandes empresas foram as que mais contribuíram para essa alta. No segmento, o indicador foi de 57,5 pontos em junho na comparação com maio. Entre as médias, foi de 50,3 pontos e, entre as pequenas, de 49,6 pontos.
Entre os setores da construção pesquisados, o de construção de edifícios (mercado imobiliário) foi o que teve maior aumento da atividade, com 51,3 pontos em junho comparativamente a maio. O setor de obras de infraestrutura se elevou em 50,7 pontos.
|
|
![]() |