Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

02/02/2023

Incentivado pela CBIC, Conselho promove ações para o desenvolvimento de Manaus

Projeto da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), o “O Futuro da Minha Cidade” fomentou a criação do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico (Codese) de Manaus. O Conselho, implementado em março de 2018, vem atuando para o desenvolvimento da cidade e apresenta resultados positivos para o município.

De acordo com Euler Guimarães Menezes de Souza, presidente do Codese, Manaus é uma cidade que cresceu de forma muito acelerada e desordenada, o que ocasionou uma série de problemas a serem resolvidos. “A cidade depende demasiadamente do motor econômico da Zona Franca e o Conselho surgiu com a motivação de encontrar e provocar outros mercados”, explicou.

Segundo Souza, a exemplo de boas práticas planejadas pelos Conselhos para o desenvolvimento de outras cidades brasileiras, as proposições se apresentam como a possibilidade da realização de uma reestruturação consciente, necessária para Manaus. “O projeto viabilizou ações muito importantes para o desenvolvimento da cidade. É o caso da Feira do Polo Digital de Manaus, que ocorre anualmente, e é uma oportunidade de demonstrar o potencial da capital do Amazonas para receber gigantes da tecnologia, bem como desenvolver novas empresas de tecnologia em seu, recém-criado, pólo digital, que propicia uma grande sinergia com o profícuo pólo industrial”, enfatizou.

O presidente também destacou o *Projeto Biud* que está em fase final de implantação no Instituto Municipal de Planejamento Urbano. “A proposta viabiliza a emissão de certidões e licenças de obras que demoravam até 30 dias para serem emitidas em até 30 minutos, sem a necessidade de deslocamento do solicitante”, enalteceu.

Para ampliar as ações que gerem mais resultados para a população como um todo, o Codese Manaus almeja expandir o número de entidades participantes, como porta-vozes dos anseios desses cidadãos para melhor construir o futuro da cidade de Manaus e impactar de forma positiva o estado como um todo.

Sobre o projeto 

Desde 2012 a CBIC realiza o projeto “O Futuro da Minha Cidade”, com correalização do Sesi Nacional, com o objetivo de desenvolver e fortalecer o protagonismo na sociedade organizada para pensar e atuar no planejamento de pelo menos 20 anos para as cidades, de forma apartidária, superando as gestões públicas.

O projeto surgiu da experiência bem sucedida da cidade de Maringá (PR), por meio do seu Conselho de Desenvolvimento Econômico (Codem/Codese), que possui um caráter deliberativo e consultivo e tem como finalidade propor, fazer e executar uma política de desenvolvimento econômico, social e planejamento urbano. Tem como características a participação voluntária, visão de futuro e planejamento, suporte técnico profissional, foco no desenvolvimento econômico e representatividade da sociedade organizada.

O Futuro da Minha Cidade está alinhado com os ODS: 11 – Cidades e comunidades sustentáveis e 17 – Parcerias e meios de implementação.

Saiba mais no site.

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscom-SL
ASBRACO
Sinduscon-MT
ADEMI-AM
Sinduscon-Porto Velho
Sinduscon-Vale do Itapocu
Sinduscon-GO
Sinduscon-AC
Sinduscon-Norte/PR
Assilcon
ASEOPP
Sinduscon-MS
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea