
AGÊNCIA CBIC
Imprensa destaca reajuste no preço do asfalto e dificuldade de contratar mão de obra na construção

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) iniciou o mês de abril marcando presença na mídia. Os veículos Estado de S. Paulo e Folha de S. Paulo destacaram temas relacionados ao reajuste no preço do asfalto, dificuldades na contratação de mão de obra nas construções e isenção de Imposto de Renda na venda de imóvel.
Sobre o IR, o presidente da entidade, José Carlos Martins, afirmou que a ampliação na isenção na venda de imóvel “é uma medida extremamente positiva e tende a auxiliar no impulso da recuperação econômica do setor”. O presidente avaliou que “o governo abre a possibilidade para usar o ganho de capital de outras formas”.
Em relação ao reajuste no preço do asfalto, Martins explicou ser “cada vez mais insustentável a manutenção dos contratos em andamento”. De acordo com o presidente, “o setor não consegue absorver um custo desse tamanho. Ou as empresas param a obra, ou reduzem o ritmo ou quebram”.
Além disso, foi divulgado levantamento realizado pela Comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT/CBIC), sobre os gargalos na contratação de mão de obra qualificada no setor. Segundo o estudo, cerca de 90% das empresas vêem gargalos no recrutamento.
Acompanhe abaixo os temas destacados e leia as matérias na íntegra: