Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

23/06/2020

Impacto da Covid segue forte, mas pior fase pode ter ficado para trás

Os impactos da crise causada pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19) ainda são graves na indústria de construção. É o que revela a Sondagem Indústria da Construção de maio, divulgada nesta terça-feira (23) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), com apoio da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). “No entanto, apesar de ainda indicar queda, o nível de atividade da construção começou a registrar recuperação”, afirma a economista do Banco de Dados da CBIC, Ieda Vasconcelos,

“Após atingir 28,8 pontos em março e 29,4 pontos em abril, em maio o número cresceu para 37,1 pontos. Desta forma, o indicador de atividades cresceu 7,7 pontos em maio em relação ao mês anterior.  Números abaixo de 50 pontos indicam queda de atividades”, reforça Vasconcelos.

De acordo com a sondagem, o índice de evolução do número de empregados registrou 37,5 pontos no mês, tendo crescido 2,8 pontos na mesma base comparação.

A Utilização da Capacidade Operacional (UCO) recuperou parte da queda acumulada nos dois meses anteriores, atingindo 53% no mês de maio, aumento de 3 pontos percentuais frente a abril. Isso significa que pouco mais da metade da capacidade operacional da indústria da construção se encontra mobilizada. Mesmo com a ligeira melhora, o índice ainda se encontra em um baixo patamar, reflexo dos efeitos da queda de atividade. O percentual é 9 pontos percentuais inferior à média histórica.

O indicador de confiança do empresário da construção também voltou a melhorar. Após atingir 34,8 em abril e 37,6 pontos em maio alcançou 42,6 pontos em junho. O resultado está mais próximo da linha divisória de 50 pontos, que separa confiança da falta de confiança.

Esses dados podem sinalizar que o pior ficou para trás e que a atividade do setor poderá ganhar mais força no segundo semestre”, diz a economista.

A pesquisa foi realizada junto a 433 empresas da construção civil, sendo 154 de pequeno porte, 193 de médio e 86 de grande porte entre os dias 1º e 10 de junho.

Veja a íntegra da Sondagem Indústria da Construção de maio/2020.

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sindicopes
Sinduson – GV
Sinduscon – Grande Florianópolis
Sinduscon-Norte/PR
Sinduscon – CO
Sinduscon-SP
Sinduscon-Mossoró
Sinduscon-BA
Sinduscon – Vale do Piranga
Aconvap
Ademi – MA
SECOVI-PR
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea