
AGÊNCIA CBIC
IHA encerra reunião anual com foco nos desafios da indústria 4.O

Fechando o encontro virtual anual do IHA (International Housing Association) de 2022, nesta sexta-feira (25.02), foi discutido temas relacionados à Indústria 4.0, com foco nos desafios encontrados pelos países membros da associação em relação às melhorias da produtividade da construção, oportunidades e desafios do setor.
O representante da Noruega, Lars Myhre apresentou a calculadora utilizada para calcular a pegada de carbono do edifício, assim como a nova ISO que é baseada em BIM.
Os grupos de trabalho de Habitação Acessível e Habitação Social, dos quais a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) faz parte, discutiram diversos temas. Destaque para uma discussão que a entidade iniciou sobre o Custo da Burocrac eia. “Todos os países membro estão levantando atualmente como esse custo é controlado e se existe algum tipo de índice no país que analise essas práticas”, destaca Mariana Ribeiro, consultora CBIC.
Quanto à habitação social, foi iniciada a discussão sobre a importância da terra no assunto. “Foi detectado que cada país tem uma maneira muito diferente de tentar solucionar o déficit habitacional local, mas o que tem em comum é que caminham para o uso de aluguel social como primeiro passo para resolver a moradia imediata”, disse.
Ao final da reunião, o presidente do IHA, Per Jaeger, se despediu dos membros da associação. Assume a presidência da entidade pelos próximos dois anos, Tom Ito, representante do Japão.
A participação da CBIC na reunião tem interface com o Projeto Integração Internacional da CBIC, com a correalização do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional) e com o projeto “Desenvolvimento de Lideranças” da Comissão de Responsabilidade Social (CRS) da CBIC, em correalização com o Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional).