Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

25/10/2021

Hoje é o dia de todos aqueles que estão ligados à arte de construir

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) celebra nesta segunda-feira (25/10) o Dia Nacional da Construção Civil e a força do setor na geração de novos empregos formais para o país, com salário médio de admissão superior ao nacional, segundo dados do Ministério do Trabalho e Previdência, via Novo Caged.

De janeiro a agosto deste ano, o setor foi responsável pela criação de mais de 237 mil novos postos de trabalho formais. O número de trabalhadores com carteira assinada passou para 2,5 milhões, melhor patamar observado na nova série do Caged, iniciada em janeiro de 2020 e divulgada pelo Ministério.

Em 12 meses, o segmento contabilizou a geração de mais de 288 mil novas vagas, o que representou 1.138 novos postos de trabalho com carteira assinada criados por dia útil.

Importância da construção na economia nacional

Outro ponto positivo no mercado de trabalho do setor é o salário médio de admissão superior ao observados em outros segmentos. Em agosto ele foi de R$ 1.843,79, superior à média nacional, que é de R$ 1.792,07.

Mesmo diante das incertezas do cenário atual, caracterizado por inflação persistente, com destaque para o aumento nos custos com materiais de construção, taxa de juros em elevação, incertezas fiscais e redução das estimativas de crescimento da economia nacional no próximo ano, o setor segue gerando novos postos de trabalho com carteira assinada, contribuindo para ajudar o País a superar as suas dificuldades no mercado de trabalho.

Curiosidade

Você sabia que o Santo Frei Galvão é patrono da Construção Civil no Brasil?

Pedreiros, serventes, carpinteiros, oleiros, ferralheiros, mestres de obras, empreiteiros, desenhistas, pintores, arquitetos, engenheiros e todos aqueles que estão ligados à arte de construir, possuem hoje seu Patrono no Brasil: o Santo Freu Galvão.

O título foi concedido no ano 2000 pelo Papa João Paulo II.

A obra de Frei Galvão, como arquiteto – o Mosteiro da Luz – recebeu sua inscrição como Monumento Nacional em 1943, no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Em 1988, foi honrado e Artístico Nacional. Em 1988, foi honrado com a sua declaração pela Unesco, como Patrimônio Cultural da Humanidade, um título muito merecido, mas também muito difícil de ser alcançado.

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
AELO
Sinduscon-CE
Sinduscon Chapecó
Sinduscon PR – Noroete
Sinduscon-MG
Assilcon
SECONCI BRASIL
Sinduscon-TAP
Sinduscon-SE
ANEOR
ASEOPP
SECOVI- PB
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea