Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

16/02/2024

Histórias da CBIC: pavimentando um país mais justo

Há 67 anos a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) tem atuado para o avanço da infraestrutura nacional. Para essa ação, a área de infraestrutura da entidade tem desempenhado papel fundamental na discussão e proposição de soluções para os desafios relacionados à infraestrutura do país, buscando fomentar investimentos e garantir a qualidade e a eficiência das obras públicas e privadas.

O vice-presidente de Infraestrutura da entidade, Carlos Eduardo Lima Jorge, é um dos personagens fundamentais dessa conquista. Saiba mais sobre sua trajetória profissional:

45 km bem pavimentados

Uma característica marcante da minha personalidade é a de sempre viver o presente com o olhar no futuro. Dizem que isso é natural dos aquarianos…

Porém hoje resolvi dar uma olhada pelo retrovisor da minha vida e constatei que completo 45 anos de trabalho associativo.

Corria o ano de 1979 com o Brasil registrando uma inflação de 77,21% (a mais alta desde o início da ditadura militar), quando a APEOP me contratou para criar um Departamento Técnico visando “auditar” os índices de reajustes contratuais do estado de São Paulo – cujas variações vinham se distanciando muito da realidade do mercado. Tivemos sucesso nessa missão, quando a Fundação responsável abriu seus indicadores até então sintéticos, para mais de 20 índices analíticos específicos para os diversos tipos de obras.

O Brasil começava a pavimentar seu caminho para a redemocratização quando em agosto daquele ano, o então presidente João Batista Figueiredo sancionou a Lei da Anistia. Alguns anos depois, em 1983, começava o movimento das Diretas Já, apoiado por diversas entidades civis, dentre elas a APEOP.

Foi em 1980, quando a CBIC era presidida pelo Engº João Fortes que tive no Rio de Janeiro o primeiro contato com a instituição que representava o setor nacionalmente. E confesso que fiquei encantado com sua representatividade, com a possibilidade de discutir e agir em temas que teriam impacto sobre a vida de todos os brasileiros.

De lá pra cá fomos crescendo. Hoje ocupo o cargo de presidente da APEOP e de vice-presidente de Infraestrutura da CBIC. Também fui conduzido à vice-presidência de Infraestrutura do Conselho Superior da Indústria da Construção da FIESP. Uma grande responsabilidade, mas que é nutrida pelo espírito associativo de todos que compõem essas entidades.

Considero uma honra representar um setor que se destaca pela sua resiliência, pelo seu empreendedorismo e pela sua visão social que se sobrepõe aos interesses corporativos.

Que venham os próximos quilômetros de trabalho, pois tenho a certeza de que estarão pavimentando um Brasil mais desenvolvido e mais justo.

Carlos Eduardo Lima Jorge
Vice-presidente de Infraestrutura da CBIC

COMPARTILHE!

Maio/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-PLA
Sinduscon-Mossoró
Sinduscon-Norte/PR
Sinduson – GV
Sinduscon-JF
Sinduscon – CO
Sinduscom-SL
Sindicopes
Sinduscon-Vale do Itapocu
Sinduscon-PB
APEOP-SP
Ademi – SE
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea