Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

13/11/2023

GT de Valorização da Engenharia da CBIC inspirando futuro no COLUN-UFMA

Com o objetivo de encorajar novos talentos a explorar as vastas possibilidades que a engenharia oferece, o Grupo de Trabalho (GT) de Valorização da Engenharia, vinculado à Comissão de Obras Industriais e Corporativas da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) realizou uma visita ao Colégio Universitário da Universidade Federal do Maranhão (COLUN-UFMA) na última sexta-feira (10). O grupo apresentou, de maneira inspiradora, as diversas facetas dessa profissão e seu impacto no futuro do país.

Para o vice-presidente da COIC, Ilso Oliveira, que liderou o GT durante a visita, a ação atendeu plenamente aos objetivos. “A visita foi sensacional. Tivemos a oportunidade de apresentar para um grupo de estudantes que estão concluindo o segundo grau mais informações sobre a Engenharia”, afirmou Ilso. 

Ele completou ainda destacando o interesse dos jovens em obter informações sobre as possíveis áreas de atuação que eles possam atuar no futuro. “Foi até mesmo emocionante. Saí da visita com a absoluta certeza de que estamos no caminho certo. Para 2024 a CBIC através da COIC irá intensificar esta ação”, finalizou. 

Na ocasião, Carlos Corrêa e os membros do GT elucidaram para os estudantes do ensino médio, especificamente das 2ª e 3ª séries, a amplitude e as possibilidades profissionais dentro da engenharia. Para Corrêa, levar o tema de valorização da engenharia para as escolas tem a missão de estimular mais jovens a abraçar a engenharia como profissão. “Para que o Brasil se fortaleça como país e possa contribuir com soluções para melhorar a vida das pessoas sem ferir, ainda mais, o ambiente que nos cerca”, pontuou. 

Além disso, Carlos Corrêa acredita que a civilização global vem enfrentando grandes desafios para conseguir construir um futuro sustentável, desde problemas antigos como a falta de saneamento básico nas comunidades mais carentes até questões mais recentes como as ligadas às mudanças climáticas ao redor ao planeta. “Todos eles são desafios que precisam de engenharia para serem enfrentados”, finalizou. 

A coordenadora do ensino médio, Ludmila Gondim Braga, ressaltou a importância do encontro, principalmente no estímulo e motivação para que os estudantes do ensino médio da escola possam conhecer esse perfil de profissional e possam se sentir engajados a construir futuras carreiras nessa área. 

“Para nós, é muito importante realizar parcerias como essa, uma vez que é papel da escola garantir que os estudantes tenham acesso a todo tipo de experiência construtiva para plena cidadania e para o trabalho. Para nós, esse encontro é também atualização e preparação para novos desafios. E esperamos que novos programas de educação e treinamento em parceria com a CBIC possam ajudar a desenvolver profissionais qualificados no futuro”, destacou Ludmilla. 

A comitiva, liderada por Ilso Oliveira, presidente da Comissão, e composta por membros do GT, como Carlos Corrêa, Nícolas Santos, Pedro Fialho, Edmilson Pires do Comitê de Inteligência Estratégica (CIE), e Patrícia Rêgo, gerente de projetos da CBIC, teve uma colaboração efetiva com Ludmila Portela Gondim Braga, coordenadora do ensino médio, e o professor Ulisses Denache Vieira Sousa, que foram fundamentais para o sucesso do encontro.

A visita, coordenada pela Comissão de Obras Industriais e Corporativas (COIC) da CBIC, ressaltou o compromisso do grupo em promover a engenharia como uma carreira promissora e essencial para o desenvolvimento do país, incentivando jovens estudantes a considerarem essa área como uma opção profissional valiosa.

A campanha integra o projeto ‘Sustentabilidade das Empresas de Obras Industriais e Corporativas’ da COIC/CBIC com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-Costa de Esmeralda
Associação Nacional de Correspondentes Caixa Aqui
APEOP-SP
Sinduscon-ES
Sinduscon-RN
Ademi – ES
Aconvap
Sinduscon-TAP
Sinduscon-MG
SINDUSCON SUL CATARINENSE
Sinduscon-SE
Sinduscon-PLA
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea