Grupo de Trabalho de Tecnologia da Informação e Comunicação da Antac se alinha às demandas de inovação e modernização da indústria da construção

GT está aberto a parcerias de pesquisa entre a indústria da construção civil e a academia na temática das TICs

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), em parceria com o Senai Nacional, tem demonstrado enorme empenho em guiar a construção civil brasileira para o caminho da inovação e o poder público para a transparência nas compras. Esse esforço se materializa nas ações recentes para a disseminação da Modelagem da Informação da Construção (BIM) e seus benefícios, representados na elaboração e disponibilização da Coletânea BIM, na recente promoção do Seminário BIM: Oportunidade para inovar, realizado no dia 15 de março deste ano, em Brasília, e na publicação do Caderno Especial – Tecnologia na Construção – no jornal O Estado de S.Paulo, em 22 de março.

Em sintonia, o Grupo de Trabalho de Tecnologia da Informação e Comunicação (GT.TIC)  da Associação Nacional de Tecnologia no Ambiente Construído (Antac) tem por missão promover o compartilhamento e a troca de ideias, conhecimento e experiências entre os pesquisadores e profissionais na temática das Tecnologias de Informação e Comunicação aplicadas à Arquitetura, Engenharia e Construção (AEC), de modo a promover a colaboração em pesquisa, desenvolvimento, inovação e formação de profissionais. As pesquisas sobre as TICs visam promover o desenvolvimento de projetos de edifícios, o planejamento e produção da construção, no desenvolvimento das cidades a gestão pública, a gestão do conhecimento, integração e colaboração, a pesquisa e ensino e o desenvolvimento e implementação de softwares BIM/CIM para AEC.

O GT.TIC foi criado junto à Antac em 2012, mas tem uma história que iniciou em 2000 com a formação de grupo de pesquisa Grupo TIC da Universidade Federal do Paraná. Desde então, promove-se bianualmente o Encontro de Tecnologia da Informação na Construção, a saber: o primeiro evento TIC em 2002 (Curitiba/PR); TIC 2005 (São Paulo/SP); TIC 2007 (Porto Alegre/RS); TIC 2009 (Rio de Janeiro/RJ); TIC 2011 (Salvador/BA, com um excepcional público de cerca de 400 participantes) e TIC 2013 (Campinas/SP).

Com a criação do GT, o evento tomou status de Simpósio e assim ocorreram o SBTIC 2015 (Recife/PE) e SBTIC 2017 (Fortaleza/CE). Recente pesquisa do estado da arte de BIM no Brasil apontou o SBTIC como o evento científico brasileiro referência na temática. Isso se reflete nos palestrantes internacionais convidados como o Professor Doutor Chuck Eastman (TIC 2011) autor principal do livro Manual do BIM (BIM Handbook), o Professor Doutor Phillip Bernstein (SBQP/TIC 2013) ex-vice-presidente da AutoDesk  e Ph.D. Chimay J. Anumba (SBTIC/Sibragec 2017) renomado pesquisador na temática da inteligência artificial aplicada à construção e gestão do conhecimento.

Em 2017, o SBTIC, juntamente com o Simpósio Brasileiro de Gestão e Economia da Construção (Sibragec), inovou com duas atividades diferenciadas, o Industry Day e o Summer School. O Summer School foi uma oportunidade para estudantes de pós-graduação apresentarem seus projetos de dissertação/tese e receberem comentários de um painel de acadêmicos da área. Esse evento promoveu uma oportunidade valiosa para discussões aprofundadas sobre diferentes questões de pesquisa.  Duas grandes temáticas estavam presentes nas pesquisas apresentadas: a proposição de planos de execução de BIM e a integração do BIM com a Internet das Coisas. Isto demonstra uma preocupação dos pesquisadores com demandas atuais e futuras.

O GT está aberto para promover parcerias de pesquisa entre a indústria da construção civil e a academia na temática das TICs. Contato pode ser feito pelo email: gt.tic@antac.org.br.

Professora Doutora Regina Coeli Ruschel

Coordenadora GT.TIC

Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo

Universidade Estadual de Campinas

Rua Saturnino de Brito, 224

Cidade Universitária Zeferino Vaz

13083-889 Campinas, SP – São Paulo

ruschel@g.unicamp.br, gt.tic@antac.org.br

 

Professora Doutora Mariana Monteiro Xavier de Lima

Coordenadora Associada GT.TIC

Centro de Tecnologia, Departamento de Arquitetura e Urbanismo

Universidade Federal do Ceará

Avenida da Universidade, 2890, Benfica

60020-181 – Fortaleza, CE – Brasil

mariana@dau.ufc.br, gt.tic@antac.org.br

Compartilhe!

Eventos

 
 

Agenda da Construção

Agosto, 2018

Filtrar eventos

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

-

-

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

Nenhum evento hoje

Núcleo de Seguros

 
Convenio de Seguros
 

Afiliações

 
CICA
FIIC
CNI
 

Publicações

Clique aqui para acessar todas as publicações da CBIC.

Parceiros

Clique aqui e conheça os parceiros da CBIC.

X
/* ]]> */