Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

18/06/2024

Grupo de Trabalho de Segurança Hídrica da CBIC debate ações para os dois próximos anos

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), por meio do Grupo de Trabalho (GT) de Segurança Hídrica e Cidades Resilientes tem se dedicado a estabelecer diretrizes fundamentais para o setor da construção. Em busca de preparar o setor para lidar de maneira eficaz com os desafios impostos pelas mudanças climáticas e pela urbanização crescente, o Grupo debateu nesta terça-feira (18), duas ações prioritárias para os próximos anos: a revisão da metodologia de pegada hídrica e a criação de diretrizes para uma agenda de trabalho sobre drenagem urbana.

As iniciativas refletem o reconhecimento da crescente importância da gestão hídrica no Brasil, dada a intensificação dos eventos climáticos extremos e a necessidade de iniciativas mais sustentáveis e eficientes. O olhar para a temática visa garantir que os projetos de construção sejam cada vez mais responsáveis em termos ambientais.

“A atualização da metodologia de pegada hídrica, por exemplo, é essencial para incentivar fabricantes a desenvolverem produtos com menor impacto ambiental”, destacou a consultora técnica da CBIC, Virgínia Sodré. 

Virgínia apontou o uso da ferramenta de pegada hídrica, voltado não apenas como um indicador do volume de água utilizado, mas também que considere os impactos associados à utilização ao longo de toda a cadeia produtiva.

De acordo com Virgínia, um dos maiores desafios no processo desta gestão é a coleta e o gerenciamento de dados devido a existência de múltiplas fontes de dados e a falta de homogeneidade e comparabilidade das informações. A má gestão dos dados hídricos pode levar à tomada de decisões inadequadas, comprometendo a eficácia das políticas e das ações implementadas. 

Ainda durante o encontro, o grupo debateu sobre a criação de diretrizes para uma agenda dedicada à drenagem urbana. O tema destaca os desafios enfrentados pelas cidades brasileiras, que frequentemente têm sofrido com enchentes e alagamentos. A implementação de um plano de trabalho voltado para a drenagem das cidades pode ser visto como essencial para mitigar os impactos dessas ocorrências, proteger infraestruturas e melhorar a qualidade de vida da população.

As reuniões, promovidas em parceria pela Comissão de Obras Industriais (COIC) e Comissão de Meio Ambiente e Sustentabilidade (CMA) da CBIC, acontecem bimestralmente. 

O tema tem interface com o projeto “Sustentabilidade das Empresas do Segmento de Obras Industriais e Corporativas”, da Comissão de Obras Industriais (COIC) e com o projeto “Descarbonização do setor da Indústria da Construção e os Negócios e Soluções Inovadoras em Sustentabilidade”, da Comissão de Meio Ambiente e Sustentabilidade (CMA) da CBIC, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

COMPARTILHE!

Junho/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon Chapecó
Sinduscon Anápolis
Sinduscon-AL
Sinduscon-PA
Sinduscon – Foz do Rio Itajaí
ASBRACO
SINDICIG
Sinduscon-DF
Sinduscon-TAP
Sinduscon-PE
Sicepot-PR
ADEMI-AM
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea