Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

26/03/2020

Grupo de Acompanhamento de Normas da CBIC realiza primeira reunião de 2020

Na abertura da reunião do Grupo de Acompanhamento de Normas Técnicas (Gant) da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), realizada na quarta-feira (25) via web conferência, Roberto Matozinhos, consultor do Sindicato da Indústria da Construção no Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG) e líder do Gant, apresentou o informativo Números da Normalização da Construção Civil de 2019′ da CBIC, destacando os números das alterações de Normas:

Números da Normalização – Construção Civil – jan. à dez. de 2019

 

Em seguida, abordou as alterações de normas técnicas ABNT de janeiro a março de 2020. Enfatizou que todas as informações são divulgadas pela CBIC por meio do Boletins, Notícias e estão disponíveis de forma unificada e atualizada no Portal de Normas Técnicas.

Os membros do Gant deram as boas-vindas para a superintendente do Comitê Brasileiro de Construção Civil – ABNT/CB-002, Lilian Sarrouf, que abordou na reunião algumas melhorias em andamento no Comitê, falou sobre a importância do Gant nesse processo, além da manifestação da ABNT sobre a disponibilização das informações de forma direta ao grupo.

“Estou atenta às demandas do setor e espero que trabalhemos juntos”, Lilian Sarrouf.

A exposição sobre o andamento das Normas Técnicas ABNT que são acompanhadas pelos Grupos Regionais foi o destaque da reunião realizada pelo Gant. Foram discutidos os andamentos e estágio atual dos Projetos:

  • Normas em Consulta Nacional (até 20/04/2020): ABNT NBR 16868-1 Alvenaria estrutural – Parte 1: Projeto; ABNT NBR 16868-2 Alvenaria estrutural – Execução de controle de obras; ABNT NBR 16868-3 Alvenaria estrutural – Métodos de ensaio. Por Lídio Bandeira (Sinduscon-Rio);
  • Projeto de Revisão ABNT NBR 8545 Execução de Alvenaria sem Função Estrutural de Tijolos e Blocos Cerâmicos – Procedimento – Lydio Bandeira;
  • Harmonização das normas ABNT NBR 10151 Acústica – Medição e avaliação de níveis de pressão sonora em áreas habitadas – Aplicação de uso geral e ABNT NBR 10152:2017 Acústica – Níveis de pressão sonora em ambientes internos a edificações (Errata) – Fabiana Curado (Síntese Acústica Arquitetônica/ Sinduscon-DF);
  • Projeto de Revisão ABNT NBR 13752 Perícias de Engenharia na Construção Civil – Priscila Freitas (Sinduscon-BA);
  • Projeto de Revisão ABNT NBR 7212 Execução de concreto dosado em central e Projeto de Revisão ABNT NBR 14931 Execução de Estruturas de Concreto – Lydio Bandeira (Sinduscon-Rio).

Participe você também do processo de normalização e do Grupo de acompanhamento de normas da  CBIC, mande um e-mail para [email protected] .

O acompanhamento de normas técnicas está inserido no projeto ‘Inovação e Tecnologia na Indústria da Construção’, uma iniciativa da CBIC com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-RR
Sinduscon-PR
Sinduscon-SM
Ademi – SE
Sinduscon-Porto Velho
Ademi – PR
Sinduscon-Caxias
Sinduscon – Vale
Sinduscon-TO
FENAPC
ASEOPP
Sinduscon-JF
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea