Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

11/10/2011

Governo e empresários da construção civil qualificam profissionais

"Cbic"
11/10/2011 :: Edição 195

 

Pantanal News/BR 11/10/2011
 

Governo e empresários da construção civil qualificam profissionais

Cem mulheres cearenses participaram, por dois meses, de cursos de qualificação pelo projeto Mulheres na Construção, iniciativa do Sindicato da Construção Civil do Ceará (Sinduscon) e da Prefeitura de Fortaleza
 
A expectativa de trabalho de cem mulheres cearenses está nos canteiros de obra da construção civil. Durante dois meses, elas participaram de cursos de qualificação pelo projeto Mulheres na Construção, uma iniciativa do Sindicato da Construção Civil do Ceará (Sinduscon) e da Prefeitura de Fortaleza. As novas pedreiras, bombeiras hidráulicas e pintoras de obras receberam o certificado e uma carta de recomendação do Sinduscon com local, data e hora marcados para entrevistas de emprego e testes práticos a partir desta semana. 
 
Leilian Ferreira de Castro aguarda ansiosa por uma vaga de bombeira hidráulica. Ela fez o curso sem o conhecimento do marido e já consertou a pia da própria residência. “Meu marido não quer que eu trabalhe fora de casa”, explicou a cearense ao participar do II Feirão do Emprego, realizado pelo Sinduscon, com apoio do Governo Federal e da Prefeitura, em Fortaleza, no último sábado (7). Como a maioria das cerca de 2 mil pessoas que passaram pelo local, Leilian Castro está à espera de uma oportunidade em um setor em que a demanda por profissionais só aumenta.
 
O evento reuniu representantes dos governos federal, estadual e municipal, empresários e candidatos às vagas em profissões da construção civil em um só lugar. “É a construção civil participando do Brasil Sem Miséria”, afirmou a secretária extraordinária para Superação da Miséria, Ana Fonseca, que representou a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, no II Feirão do Emprego, lembrando o compromisso do governo federal de superar a extrema pobreza. 
 
Inclusão – “A iniciativa atende a um dos objetivos do Plano Brasil Sem Miséria ao trabalhar pela inclusão produtiva da população mais pobre”, acrescentou. Além desse eixo, o plano coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) prevê o acesso aos serviços e a transferência de renda por meio do Programa Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada (BPC). Muitas das participantes dos cursos de qualificação já recebem o Bolsa Família, como é o caso de Leilian Ferreira. Beneficiária do programa há dois meses, ela cuida para que os três filhos não faltem à escola.
 
Os representantes de 20 construtoras que estavam no Feirão do Emprego tinham disponíveis 700 postos de trabalho. Clédna Assunção garantiu sua vaga desde terça-feira (4) na Construtora Marquise. Ela diz que não sofre preconceito por exercer uma atividade cativa do sexo masculino até pouco tempo atrás. Segundo Clédna, os homens estão se acostumando com as conquistas das mulheres. Ela acredita em um futuro promissor, mesmo já tendo trabalhado como vendedora, balconista, costureira e até segurança. Sua última ocupação era fazer e vender bolos nos terminais de ônibus. Função que ficará agora restrita aos finais de semana.
 
Beneficiária do Bolsa Família desde 2004 e mãe de seis filhos, Maria Selma Morais Ferreira se tornou pedreira e pintora de obra. Ainda não estava empregada no dia, mas acredita que dentro de pouco tempo poderá deixar o programa. Está animada com a opinião dos empresários sobre a atuação da mulher na construção civil: “Eles acham que a mulher é melhor pra acabamentos”, observa. Presente na cerimônia, a prefeita de Fortaleza, Luiziane Lins, destacou que as obras realizadas na capital cearense estão utilizado mão-de-obra feminina. “Hoje a mulher entra em qualquer lugar e faz a diferença. Antes, tinha dificuldades para entrar em algumas áreas, mas isso acabou”. A Prefeitura constrói o Hospital da Mulher empregando 18 mulheres.
 
Inversão – O presidente do Sinduscon Ceará, Roberto Sérgio Ferreira, destacou que o Feirão do Emprego é o início de uma negociação de trabalho. “Trata-se de uma inversão no processo de contratação surgida com a necessidade de mão-de-obra”, avalia Ferreira, acrescentando que antes eram as pessoas que buscavam emprego, agora são as empresas que estão à procura de trabalhadores. Além das cem mulheres capacitadas pelo projeto local, outras 851 pessoas receberam qualificação na construção civil pelo Próximo Passo, iniciativa do Ministério do Trabalho e do MDS destinada aos beneficiários do Bolsa Família. Na área de tu rismo, 1.414 beneficiários aprenderam novas profissões e também receberam seus certificados. Neste caso, a iniciativa envolveu habitantes de 15 cidades da região metropolitana.
 
A secretária Ana Fonseca encerrou o evento citando trecho da poesia “Operário em Construção”, de Vinicius de Morais, que mostra a importância da profissão de pedreiro: “Era ele que erguia casasonde antes só havia chãocomo um pássaro sem asasele subia com as asasque lhe brotavam da mão”. No próximo sábado, o Feirão do Emprego ocorrerá em Porto Alegre. O Sinduscon está preparando os próximos eventos para Belo horizonte, Curitiba e São Luís.

"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Data

Este Mês
Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-SP
Sinduscon-Joinville
ASSECOB
Sinduscon-RIO
Sinduscon-MA
Sinduscon-PLA
Sicepot-RS
Sinduscon-Vale do Itapocu
Sinduscon – Vale
Associação Nacional de Correspondentes Caixa Aqui
ASBRACO
Sinduscon-PA
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.