Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

22/04/2021

Gant discute Consulta Nacional sobre desempenho acústico

A Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (COMAT) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) realizou nessa terça-feira (20) a 3ª reunião ordinária de 2021 do Grupo de Acompanhamento de Normas Técnicas (GANT).

Roberto Matozinhos, líder do GANT, coordenou a reunião online que debateu pontos do texto da revisão da norma de Desempenho de Edificações (ABNT NBR 15575), referentes ao desempenho acústico, que está em consulta nacional até dia 6 de maio.

Os expositores apresentaram propostas de melhoria ao texto, em especial na parte 4 da norma, que trata dos requisitos para os sistemas de vedações verticais internas e externas, em especial os itens que estabelecem as Classes de ruído e as condições para o uso do método alternativo para determinação destas.

Durante o encontro, foram abordadas as variações existentes nas regulamentações, em municípios e estados, do nível de ruído máximo permitido. Também foram analisadas as condições “rotas de ônibus” e “declives/aclives além de 5%” previstas no método alternativo para determinação de Classes de ruído, que devem receber sugestões da CBIC.

Os integrantes do GANT concordaram em agregar às sugestões de revisão da norma a definição de veículos pesados. “As motos, pelo método alternativo, devem ser consideradas ‘veículos pesados’, por emitirem ruídos”, explicou Cândida Maciel, diretora comercial da Síntese Acústica Arquitetônica.

Uma nova reunião ordinária será marcada, possivelmente para o dia 4 de maio, para consolidação das sugestões de melhoria do texto da revisão da norma de desempenho acústico.

A reunião integra o projeto ‘Inovação e Tecnologia’, realizado pela CBIC, por meio da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (COMAT), em correalização com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Nacional).

 

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Aconvap
Ademi – SE
Sinduscon-TO
Sinduscon-PLA
Sinduscon-CE
Sinduscon-SM
Sinduscon – Grande Florianópolis
Sinduscon-BC
Sinduscon – Norte
Sinduscon-AM
Sinduscon – Vale
Sinduscon-SF
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea