
AGÊNCIA CBIC
GANT/COMAT debate Norma de Barras de polímero reforçado com fibras

O Grupo de Acompanhamento de Normas Técnicas (GANT) da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (COMAT) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), se reuniu nesta terça-feira (12), para discussão do projeto de norma de barras de polímero reforçado com fibras (FRP) destinadas a armaduras para estruturas de concreto armado – Partes 1 a 11, em elaboração na ABNT/CEE 193 – Comissão de Estudos Especial de Materiais Não Convencionais para Reforço de Estruturas de Concreto. A apresentação do escopo do projeto ficou a cargo da professora Nádia Cazarim Forti, Coordenadora da ABNT/CEE-193.
A Parte 1 da norma estabelece as especificações e classificações gerais para barras de polímero reforçado com fibras contínuas, destinadas à utilização como armadura de estruturas de concreto. As fibras devem ser de vidro (GFRP) ou basalto (BFRP), embebidas em polímeros termorrígidos. As barras devem possuir acabamento superficial externo e seção transversal contínua ou formatos dobrados para estribos ou ancoragens. Nádia apresentou as tabelas com as dimensões das barras e com as propriedades físicas, mecânicas e de durabilidade.
Esta norma tem previsão de conter as seguintes partes:
Parte 1: Especificação e classificação;
Parte 2: Determinação do diâmetro efetivo;
Parte 3: Determinação da resistência à tração e do módulo de elasticidade;
Parte 4: Determinação da resistência ao esforço cortante;
Parte 5: Determinação da resistência de aderência das barras de FRP ao concreto;
Parte 6: Determinação do teor de fibra pelo método de combustão e do teor de aditivo mineral pelo método de ataque por ácido;
Parte 7: Determinação da redução da resistência à tração e da resistência de aderência ao concreto após a exposição ao meio alcalino;
Parte 8: Determinação da temperatura mínima de transição vítrea;
Parte 9: Resistência ao cisalhamento horizontal aparente de barras de FRP pelo método de viga-curta;
Parte 10: Determinação da absorção de água;
Parte 11: Determinação da resistência à tração de barras de FRP em regiões de dobra.
O Líder do GANT, Lydio Bandeira, após debate do grupo, deu continuidade à pauta, atualizando o grupo sobre o acompanhamento das normas: ABNT NBR 14718 Esquadrias – Guarda-corpos para edificação – Requisitos, procedimentos e métodos de ensaio; ABNT NBR 15696 Fôrmas e escoramentos para estruturas de concreto – Projeto, dimensionamento e procedimentos executivos; ABNT NBR 16868-4 Alvenaria estrutural em situação de incêndio; ABNT NBR 8681 Ações e segurança nas estruturas – Procedimento; e ABNT NBR 7199 Vidros na construção civil – Projeto, execução e aplicações.
Para acompanhar as alterações de normas técnicas do setor da construção, acesse o Portal de Normas Técnicas da CBIC. O cadastro, gratuito, dá acesso às informações destas e de outras Normas ABNT.
O tema tem interface com o projeto “Inteligência e Estratégia para o Futuro da Construção”, da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (COMAT/CBIC), em correalização com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).