Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

23/03/2023

GANT/COMAT debate execução de estruturas de concreto na 1ª reunião do ano

O Grupo de Acompanhamento de Normas Técnicas da COMAT/CBIC realizou no dia 21 de março sua primeira reunião do ano para discutir a ABNT NBR 14931 “Execução de estruturas de concreto armado, protendido e com fibras – Requisitos”, versão de 2023, que será publicada em breve. O engenheiro Paulo Mingione, coordenador da Comissão de Estudos de Execução de Estruturas de Concreto, foi convidado para apresentar as principais alterações em relação à versão publicada em 2004, incluindo o anexo no qual estão identificadas as mais relevantes.

A norma trata não só da execução de estruturas de concreto armado, mas também das estruturas de concreto protendido e na nova versão foram incluídas as estruturas de concreto reforçado com fibras (CRF) no escopo.

Paulo Mingione mostrou em sua apresentação as principais mudanças, das quais destacamos:

  • inclusão na norma de Anexo com as principais alterações da nova versão, ideia que elimina o ‘jogo dos sete erros’ para o construtor;
  • identificação em caráter informativo das principais normas que correlacionam com o tema “estrutura de concreto”;
  • tipificação, propriedades e cuidados na execução das emendas mecânicas;
  • elaboração de plano de amostragem para controle das emendas mecânicas ou por solda;
  • elaboração de tabela de tolerâncias para posicionamento de armaduras ativas em estruturas de concreto protendido;
  • criação de seção específica para etapa de protensão;
  • tratamento diferente à etapa de cura do concreto, realçando os devidos cuidados e outra seção para retirada de formas e escoramentos.

Para os interessados em conhecer um pouco mais sobre o assunto e discuti-lo de forma mais ampla, aconselha-se visitarem o Fórum do Portal de Normas Técnicas da Construção, da CBIC.

O líder do GANT, Lydio Bandeira, que também atuou na Comissão de Estudo como Consultor interno, parabenizou o trabalho do Eng. Paulo na condução dos trabalhos de revisão da norma e lembrou da importância da Secretária da Comissão Ariana Cipriani de Sá.

Foi realizado um debate e logo após retomaram à pauta com a Normalização em 2022: principais normas publicadas e “balanço geral” do processo de normalização.

O gestor da COMAT, Hugo França, participou da reunião e enfatiza: “Iniciamos o ano com importante pauta, precisamos vencer a barreira da não conformidade do setor”.

Para acompanhar as alterações de normas técnicas do setor da construção, acesse o Portal de Normas Técnicas da CBIC. O cadastro, gratuito, dá acesso às informações destas e de outras Normas ABNT.

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-DF
SINDUSCON – SUL
AELO
Ademi – SE
Sinduscon-RS
Sinduscon-RN
Sinduscom-VT
SECONCI BRASIL
Sinduscon-AP
Sinduscon-BA
Ademi – PR
Ademi – ES
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea