Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

10/12/2012

Frente Parlamentar promove nesta semana congresso brasileiro sobre Gestão Pública da Construção

A Frente Parlamentar Mista para o Fortalecimento da Gestão Pública, em conjunto com a Comissão de Desenvolvimento Urbano e a Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados, realiza nesta semana, dias 12 e 13/12, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, o Congresso Brasileiro de Gestão Pública Municipal e a XIII Conferência das Cidades.

O Congresso visa mobilizar e motivar os prefeitos e prefeitas eleitos e reeleitos em 2012 em favor da construção de uma nova administração pública municipal, com foco na cidadania responsável e na gestão pública eficiente por meio de palestras e painéis informativos sobre providências a serem tomadas no início de mandato e as novas técnicas de gestão e políticas de Mobilidade Urbana.

O presidente da CBIC, Paulo Safady Simão, participará do painel “Participação do Cidadão na Gestão Municipal e Governança”, que também contará com a presença do deputado Hugo Leal (PSC/RJ).

Durante o evento, será distribuído aos prefeitos eleitos o documento “O Desafio de Pensar o Futuro das Cidades”.

Trata-se de um conjunto de propostas que tem o objetivo de estimular um amplo debate sobre o futuro das cidades brasileiras.

O que motivou a CBIC a entrar nesse debate foi, primeiramente, a percepção de que o setor da construção tem a responsabilidade de contribuir nas soluções para o futuro das cidades.

No documento, a entidade afirma que, por estar na base da economia ao implantar a infraestrutura necessária para indústrias, habitações e serviços e por ser um dos setores que mais gera empregos no país, o segmento da construção está em condições de ser um importante protagonista na mudança qualificada dos nossos centros urbanos.

“As cidades estão em constante mutação.

Essa mudança ocorre independentemente da visão de futuro almejada. Se a mudança é inevitável, temos de nos questionar se queremos ser reféns ou atores dessa transformação”, ressalta Paulo Simão.

A CBIC defende, no estudo, que as cidades brasileiras precisam definir um Novo Modelo de Gestão Urbana onde – assim como nas escolas de samba – um “enredo” lhes confira identidade e vocação.

Nesse processo, a participação do cidadão é fundamental: desde a definição da vocação da cidade até o monitoramento das políticas públicas.

Ao final, o propósito maior da gestão das cidades precisa ser o de proporcionar prosperidade e felicidade aos seus moradores. O presidente da CBIC, Paulo Simão, participará da solenidade de abertura do evento, no dia 12/12. 

Acesse aqui o documento e o filme das propostas para o Futuro das Cidades.
 

COMPARTILHE!

Maio/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-Oeste/PR
Sinduscon-BC
Sinduscon-RO
Sinduscon-BNU
Sinduscon-BA
Ademi – PE
Ademi – AL
Sinduscon-Joinville
Sinduscon-Pelotas
Sinduscon Sul – MT
Sinduscon-CE
ASSECOB
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea