Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

25/01/2019

Fórum Norte Nordeste reúne autoridades políticas e setor em Fortaleza

Fortaleza sediou nessa sexta-feira (25) o Fórum Norte e Nordeste da Indústria da Construção Civil (FNNIC). Com organização do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado do Ceará (Sinduscon-CE) e apoio da Câmara Brasileira da Indústria da Construção Civil (CBIC), o evento fomentou os setores produtivo e da construção civil das duas regiões em questão.

Parlamentares, representantes do governo, das entidades de classe e do setor empresarial compuseram a audiência do FNNIC, que discutiu, durante todo o dia assuntos pertinentes ao desenvolvimento do Norte e do Nordeste. O Fórum teve como tema central “O futuro é agora!”.

Da esquerda para direita: (José Carlos Martins – presidente da CBIC; Capitão Wagner, deputado federal eleito; Beto Studart, Presidente da FIEC; André Montenegro de Holanda. Presidente do Sinduscon Ceará; Paulo Lustosa, Secretário das Cidades; e Lecy Garcia, presidente do Fórum Norte e Nordeste

Construção civil, locomotiva para a transformação do País
Para dar início ao evento, foram convidados a falar, entre outras personalidades, Lecy Garcia, presidente do Fórum Norte e Nordeste, e José Carlos Martins, presidente da CBIC. Em sua explanação, Lecy enfatizou a contribuição do estado do Ceará ao sediar o Fórum e a vontade de colaborar com uma melhor realidade para todos. “É construção que queremos. Construção de um novo momento. É chegado o momento da construção efetiva de uma união de Norte e Nordeste. É chegado o momento de nossos parlamentares serem a voz deste desenvolvimento necessário e sustentável. Nós queremos dizer isso aos parlamentares: precisamos trabalhar com mais previsibilidade”.

 “O Brasil transformou-se e depois mostrou sua transformação nas urnas. Realmente hoje a estrutura de poder está lincada com essa mudança muito forte que o Brasil viveu de norte a sul. A locomotiva para essa transformação é a construção civil. Não tem outro setor que possa dar uma resposta tão imediata (a geração de emprego) como nosso setor”,  José Carlos Martins, presidente da CBIC.

Ainda durante a abertura, o presidente do Sinduscon Ceará, André Montenegro de Holanda, destacou a significa presença dos Estados no evento e a importância da iniciativa para a proposição de medidas rápidas. “Temos todos os Estados do Norte e Nordeste aqui representados, a tentar resolver problemas. Como sabem, a nossa visão é muito pragmática e queremos mesmo solucionar os problemas. Queremos, por exemplo, leis mais objetivas. Até porque a gente gera riqueza rápida, entre outros motivos, porque cada emprego na construção civil gera outros três indiretos. De forma objetiva, utilizemos esses fóruns para focar em coisas que impactam nosso setor, pontuando medidas mais ágeis e assertivas”, disse ele.

A solenidade contou ainda com as presenças do presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Beto Studart; e do prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio.

Membros do Fórum Norte e Nordeste da Construção Crédito: Giovanni Santos e J. Sobrinho

Palestras
A primeira palestra do evento apresentou os principais desafios dos estados de ambas as regiões para ampliação da competitividade em ambiente de escassez de recursos, e foi conduzida por Gustavo Morelli, Diretor da Macroplan. Foi abordada a experiência dos sindicatos e das empresas da construção civil e sua contribuição para a economia do país.

Helder Melillo, coordenador Geral do Ministério do Desenvolvimento Regional, representando a Secretaria Nacional de Habitação, dividiu com os presentes o tema “Políticas Públicas na Área da Habitação”. Segundo ele, o FNNIC é uma iniciativa fundamental para a melhoria do país. “Ter a presença das esferas público e privada hoje, nesse evento, e cooperar com o setor por meio do debate, pensando no futuro, para uma aplicação melhor dos recursos, é de grande importância para o crescimento da nação”.

O terceiro painel, intitulado “Política de Financiamento/Acesso ao Crédito”, teve à frente o superintendente nacional de Habitação de Mercado da Caixa Econômica Federal, Daurin Goulart Duarte. Em sua fala, Daurin ressaltou o perfil do Norte e Nordeste e o trabalho da Caixa com base no comportamento dos territórios. “Nós temos características regionais específicas para cada região e a Caixa está trabalhando esse olhar para que sejam vistas essas realidades e adequar esses normativos. Em 2018, por exemplo, foram 92 milhões de simulações no site da Caixa, sendo 15 milhões só na regiões Norte e Nordeste. Isso mostra o alto número de pessoas que almejam o sonho da casa própria e o como precisamos intensificar ainda mais esse trabalho, levando a Caixa a lugares que ainda não dispõem de nossos serviços”, conta Daurin.

Leonardo Barreto, cientista político, falou ao público sobre o tema “Visão da Construção & Ambiência Política: Confluências?”. O novo governo do Brasil foi analisado em sua palestra, bem como as expectativas dos setores para as futuras mudanças e resoluções. “Mais importante que fazer uma avaliação do governo é trabalhar para alcançar o cenário que tanto queremos. Estamos com um novo governo que está, de forma estratégica, agindo para que isso aconteça”, explica Leonardo.

Elaboração de documento
Um dos principais objetivos do FNNIC foi criar um documento com pleitos do setor para o novo governo, sob a coordenação da Macroplan, empresa voltada para consultoria em cenários prospectivos, administração e gestão.

Para compor o texto, uma reunião foi o foco da programação da tarde, com a coordenação da Macroplan. A intenção é que o documento seja entregue a parlamentares, em Brasília, no próximo dia 13 de fevereiro, reiterando o papel da construção civil no progresso da economia e das políticas públicas de habitação.

COMPARTILHE!

Calendário

Data

Este Mês
Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-Mossoró
ABEMI
Ademi – PR
ASBRACO
Ademi – MA
SECOVI-GO
SINAENCO
SECONCI BRASIL
Sinduscon-PR
Sinduscon-MT
ADEMI – BA
SINDUSCON SUL CATARINENSE
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.