Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

30/10/2017

Fórum Norte Nordeste da Construção em Natal discute relação com a Caixa

Foi uma oportuna e frutífera discussão entre velhos parceiros. A relação, antiga e que já rendeu importantes frutos, demandava há tempos esse encontro, que transcorreu com diálogo, respeito e buscando soluções para várias demandas apresentadas.  Assim pode ser definida a reunião entre os empresários da construção civil do Norte e Nordeste e os dirigentes da Caixa Econômica Federal, no Fórum Norte Nordeste da Construção (FNNIC), que teve como tema “Entraves e Soluções para o Mercado Imobiliário do Norte e Nordeste”.

Realizado em Natal pelo Sinduscon-RN e CBIC, o evento, que teve como tema “Entraves e Soluções para o Mercado Imobiliário do Norte e Nordeste”, reuniu presidentes de Sindicatos da Indústria da Construção Civil das duas regiões, o presidente da CBIC, José Carlos Martins, o vice-presidente de Habitação da Caixa Nelson Antônio de Souza, e os superintendentes André de Sousa Fonseca e Carlos Antônio Araújo.

Também participaram o presidente da FIERN, Amaro Sales de Araújo, o senador José Agripino Maia e o deputado federal Rogério Marinho, relator da reforma trabalhista, que foi homenageado pelo setor com uma placa. A vice-presidente da CBIC e ex-presidente do FNNIC, Maria Elizabeth Cacho do Nascimento (Betinha), também foi homenageada pelo presidente José Carlos Martins (CBIC), Larissa Dantas (Sinduscon-RN), João Mota (Sinduscon-JP), Fábio Nahuz (Sinduscon-MA) e Lecy Garcia (Sinduscon-PA) por seu trabalho à frente do Fórum.

O anfitrião do Fórum, presidente do Sinduscon-RN, Arnaldo Gaspar Júnior, enfatizou a importância do trabalho de Rogério Marinho como relator da reforma. “O deputado Rogério Marinho é um orgulho hoje não apenas para os potiguares, mas para todos os brasileiros”, disse, destacando ainda a importância do Fórum para os rumos da construção civil nordestina.

O presidente da CBIC, José Carlos Martins, disse que o PIB da construção civil em 2017 sofrerá uma queda em torno de 5%. Essa queda representa 0,5% no PIB brasileiro. Os dados, segundo ele, são do Banco Central. Ele defendeu o retorno dos investimentos públicos, sobretudo na construção civil, para tirar o país da crise. “Não haverá crescimento se a construção civil não se recuperar”, afirmou. Ele voltou a criticar a retirada de recursos do FGTS para financiar o FIES. “Educação e saúde já têm recursos carimbados”, alertou. O executivo afirmou que as reivindicações apresentadas no Fórum serão encaminhados pela Câmara à Caixa.

O vice-presidente de Habitação da Caixa, Nelson Antônio de Souza, fez uma exposição otimista sobre a situação da instituição, focando principalmente em números que mostram a recuperação da economia. “Em 2017, o crédito superou 2016 todos os meses”, disse. Após a apresentação foi aberto um debate, onde os empresários apresentaram vários questionamentos sobre questões relacionadas diretamente aos dia-a-dia na relação com a Caixa.

O Fórum contou na parte da manhã com a palestra “Déficit habitacional, crédito imobiliário e insegurança jurídica”, do economista do Secovi-SP, Celso Petrucci. Ele abordou as dificuldades e oportunidades do atual momento para o segmento. Disse que não faltará dinheiro para a construção civil e que o setor está preparado para um novo ciclo de crescimento.

O superintendente da Caixa no Rio Grande do Norte, Carlos Antônio Araújo, fez uma exposição sobre a performance da instituição, que é responsável por 67% dos financiamentos imobiliários no país. Ele destacou o diálogo permanente com os empresários do setor. “Quero ratificar aqui a nossa parceria com a construção civil”, disse.

Umas das preocupações externadas no Fórum, tanto do pessoal da Caixa quanto dos empresários, foi com relação ao Acordo de Basiléia 3, que trata de regras internacionais de proteção a crises e que poderá trazer graves problemas a Caixa. Nelson Antônio de Souza e José Agripino abordaram a questão e ambos disseram praticamente a mesma coisa. Que o governo federal está empenhado, inclusive o presidente Michel Temer, e com várias ações em curso para resolver a situação. O senador relatou que teve conversas recentes com dirigentes da Caixa e do governo. “O governo, como um todo, está ‘fulltime’ discutindo essa questão e buscando uma solução”, disse Agripino Maia.

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-RR
Ademi – MA
Sinduscon-Oeste/PR
ANEOR
Ademi – AL
Ascomig
AEERJ – Associação das Empresas de Engenharia do Rio de Janeiro
Sinduscon-PLA
Sinduscon Sul – MT
Sicepot-RS
Ademi – RJ
Ademi – SE
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea