Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

16/04/2013

Folha de S.Paulo – Advogados, sindicalistas e juízes defendem mudanças nas regras

DE SÃO PAULO

Para advogados, juízes e sindicalistas, as regras que permitem a criação de sindicatos no país precisam ser debatidas para evitar que casos como os relatados na disputa pelo imposto sindical se tornem regra.

"Presidir um sindicato significa estar à disposição de trabalhadores em uma sede fixa, no chão da fábrica. A lógica do sindicato é estar ligado a uma base territorial, como prevê o sistema", diz Renato Henry Sant'Anna, presidente da Anamatra (associação de juízes trabalhistas).

O advogado Luis Carlos Moro explica que a lei não impede expressamente uma pessoa de presidir vários sindicatos, mas o caso é "um indício de violação do princípio democrático, inaceitável".

A questão também reacende o debate da reforma sindical, avalia Vagner Freitas, presidente da CUT: "É preciso discutir financiamento, a representação no local de trabalho e sindicatos que passam de pai para filho".

"Casos assim desmoralizam o sindicalismo. É uma aberração", diz Wagner Gomes, presidente da CTB.

Para Paulo Pereira da Silva, da Força Sindical, os próprios dirigentes, ao constatarem irregularidades, deveriam revelá-las ao Ministério Público. Segundo José Maria de Almeida, do Conlutas, os sindicatos deveriam existir sem o imposto sindical.

Fonte: Folha de S.Paulo

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Ademi – AL
Sinduscon-Caxias
Sinduscon-SP
Sinduscon-DF
SECOVI-SP
Sinduscon-PA
Sinduscon-MS
Ademi – GO
Sinduscon-RIO
SECOVI-GO
Sinduscon-RN
Sinduscon-Pelotas
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea