4º Seminário Internacional: A Era BIM
01Dez08:0002(Dez 2)13:304º Seminário Internacional: A Era BIM

Detalhes do Evento
O Seminário Internacional: A Era BIM já se consolidou como um dos principais eventos sobre a Modelagem da Informação da Construção da América Latina. Em mais uma
Detalhes do Evento
O Seminário Internacional: A Era BIM já se consolidou como um dos principais eventos sobre a Modelagem da Informação da Construção da América Latina.
Em mais uma edição vamos conectar você a especialistas nas tecnologias BIM, em suas diferentes aplicações no universo da arquitetura, engenharia e construção. É uma oportunidade única de atualização sobre as últimas tendências.
O SEMINÁRIO
Neste 4º Seminário damos continuidade às discussões sobre os desafios envolvidos na adoção da Modelagem da Informação no Brasil. Passada a fase de difusão inicial das tecnologias, profissionais e empresas passam a lidar com novas e complexas questões, que envolvem tanto as potencialidades, os amplos usos do BIM, como dúvidas práticas sobre fontes de financiamento, plataformas de software, padrões e compatibilização de sistemas nas entregas para clientes.
Do ponto de vista dos incentivos públicos, o Brasil deu um passo significativo com o início das exigências, em janeiro de 2021, de utilização da metodologia em obras e serviços de engenharia contratados por órgãos da administração pública federal. A determinação, estabelecida no decreto federal nº 10.306/2020, é parte da Estratégia Nacional de Disseminação do Building Information Modelling – EstratégiaBIM BR.
Outro marco regulatório importante é a nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos (Lei nº 14.133/2021), sancionada em abril de 2021. O artigo 19 prevê o uso preferencial da Modelagem da Informação da Construção nas contratações de obras e serviços de engenharia, sempre que esta for adequada ao objeto da licitação.
No cenário global, a pandemia da Covid-19 acelerou discussões sobre a necessidade de adoção da cultura ESG pelas organizações, ou seja, pautada em boas práticas ambientais, sociais e de governança. Por seu caráter colaborativo e por permitir a avaliação de todo o ciclo de vida de um empreendimento, o BIM apresenta-se como aliado da sustentabilidade.
Acesse a programação e faça a sua inscrição.
Participe!