
AGÊNCIA CBIC
Evento Construa Minas contou com visita técnica à Arena MRV

Visita técnica à Arena MRV, em Belo Horizonte, foi parte do itinerário durante o evento Construa Minas. Promovido pela Comissão de Obras Industriais e Corporativas (COIC) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), no último sábado (22), a visita contou com a participação de 22 pessoas.
Em projeto, o estádio tem cerca de 180 mil m² de área construída, dividido entre arena, esplanada e estacionamento. Para área de preservação, foi destinada uma reserva ecológica particular de 26 mil m², explicou o gerente de projetos da Reta Engenharia, Diêgo Pontes.
Com mais de mil funcionários, o empreendimento tem se dedicado a Saúde e Segurança do Trabalho (SST), e busca alcançar a meta de chegar ao final da obra, em março de 2023, com zero acidentes graves, destacou a engenheira de segurança do trabalho da Arena MRV, Grazielle Souza. “Até o momento, não tivemos nenhum acidente grave ou fatal. E vamos chegar assim até o final. Estou muito contente e muito grata de estar alcançando esse objetivo, como mulher, aqui dentro, junto com essa equipe grandiosa. Conseguir desenvolver essa cultura aqui dentro, pra mim, é um grande reconhecimento profissional”, apontou.
O CEO na Reta Engenharia, Marcus Cassini, frisou ainda o trabalho de gestão compartilhada e valorização da engenharia presente no projeto. “Esse projeto praticou muito, na sua essência, a gestão compartilhada. Foi uma obra com o cliente Arena MRV, a Reta Engenharia, responsável pelo gerenciamento das obras, e a Racional Engenharia responsável pela construção. Com o modelo de contrato diferenciado do Preço Máximo Garantido (PMG), sem o processo de gestão compartilhada, no meu entendimento, seria impossível chegar ao sucesso do projeto,” disse.
O evento é uma iniciativa da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG), com apoio do Sebrae.
O Construa Minas teve patrocínio (Diamante) da PAD, Fassa Bortolo (Patrocínio Ouro), Sicoob Imob.vc (Patrocínio Prata), Ferreira, Pinto, Cordeiro, Santos & Maia Advogados e Sienge CV (Patrocínio Bronze). E apoio institucional do Crea-MG, Fundação Dom Cabral, CMI/Secovi MG, Secovi SP e Prefeitura de Belo Horizonte.
A visita integra o projeto ‘Fortalecimento das Empresas de Obras Industriais e Corporativas’ da COIC/CBIC com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).