Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

17/10/2019

Seminário aborda utilização do Sinapi na elaboração de orçamentos

Chapecó (PR) recebeu ontem (16) o Seminário Técnico de Revisão do Sinapi. O Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (Sinapi) é indicado como referência oficial para a elaboração de orçamentos de obras contratadas com recursos do Orçamento Geral da União (OGU).

Os temas tratados durante o seminário têm interface com o projeto ‘Melhoria da Competitividade e Ampliação de Mercado na Infraestrutura’, de iniciativa da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), por meio da sua Comissão de Infraestrutura (Coinfra), e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).

Realizado pelo Sindicato da Indústria da Construção e de Artefatos de Concreto Armado do Extremo Oeste de Santa Catarina (Sinduscon), o evento contou com o apoio da Caixa Econômica Federal.

A explanação sobre a visão empresarial, evolução das referências Sinapi e como o sistema deve ser utilizado pelos orçamentistas foi feita por:

  • Geraldo de Paula Eduardo, consultor do Projeto de Revisão do Sinapi/CBIC
  • Luciana Andrade, engenheira orçamentista do Sinduscon-PE
  • Mauro Ferando Martins Castro, gerente executivo do Sinapi/Caixa
  • Lucas Monteiro Caruso Saraiva, engenheiro civil da Caixa

Os participantes puderam entender um pouco mais sobre a revisão do Sistema Sinapi e algumas outras questões envolvendo as ferramentas que propõem o alinhamento aos editais públicos e privados do país.

O presidente do Sinduscon/Oeste, Luís Alberto Paludo, ressaltou a importância do evento para a região.

“Acredito que todo o conhecimento sempre venha agregar. Quando esse conhecimento vem junto com o crescimento, não somente empresarial, mas da sociedade como um todo, isso se torna ainda mais válido. O que tivemos aqui foi uma mostra do que podemos fazer enquanto empresas gestoras, mostrar da melhor forma nossos processos orçamentários. Alinhando conhecimento e organização para que todos possamos ganhar”, salienta.

Confira as fotos do Seminário Técnico de Revisão do Sinapi em Chapecó/SC no Flickr da CBIC.

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-RIO
Sinduscon PR – Noroete
AEERJ – Associação das Empresas de Engenharia do Rio de Janeiro
Sinduscon-AC
Sinduscon-PB
Sinduscon – CO
Sinduscon-TAP
Sinduscon-Joinville
SECOVI- PB
Sinduscon-Porto Velho
Ademi – DF
SECOVI-SP
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea