
AGÊNCIA CBIC
Resíduos da construção: Paraná ganha usina de reciclagem
Curitiba e Região Metropolitana contam desde o último mês de abril com uma Usina de Recicláveis Sólidos Paraná S/A (Usipar).
A Usina atua na reciclagem de sobra de materiais de construção civil e conta com uma capacidade média de 8 mil toneladas de resíduos/mês, com a possibilidade de alcançar em médio prazo a demanda de 20 mil toneladas/mês.
A expectativa é de que no final deste ano o número de colabores passe dos atuais 30 para 60. Na usina são trabalhados resíduos do tipo A, que inclui a caliça das obras de construção (restos de material cerâmico, concreto e argamassa).
Após separar os materiais de acordo com sua classificação, tritura e caliça, a Usipar transforma-os em areia, brita, pedrisco e rachão, que são comercializados para nova utilização na construção civil, com uma média de preço em torno de 25% mais barato.
Além de poupar o meio ambiente, reduzindo a extração nos areais e pedreiras, a iniciativa incentiva também a preservação de áreas, além da correta destinação dos resíduos que, depois de separados, são encaminhados às cooperativas de reciclagem, evitando o despejo em áreas impróprias e, consequentemente, diminuindo o impacto ambiental.
Fonte: Informativo Sinduscon-PR.